Quase oito em cada 10 acidentes de trânsito registrados em Blumenau envolveram motoristas homens. É isso que mostram dados obtidos pelo Santa junto à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) referentes a 2019. No total, 78% das ocorrências tinham condutores do sexo masculino, enquanto apenas em 22% eram mulheres. O índice leva em conta os BOs registrados junto à Guarda Municipal de Trânsito (GMT).
Continua depois da publicidade
Esse percentual chama ainda mais atenção quando são avaliadas as estatísticas de mortes no perímetro urbano da cidade. Todos os 15 condutores de carros ou motocicletas que vieram a óbito no ano passado eram homens. As sete mulheres que morreram em acidentes fatais no último ano em Blumenau eram passageiras ou de motos (3), ou de carros (2), ou eram pedestres (2). No total, 2019 teve 29 mortes no perímetro urbano de Blumenau.
"O homem se arrisca mais"
Segundo a especialista em trânsito, Márcia Pontes, o comportamento das mulheres no trânsito é muito mais cauteloso em comparação aos homens. Prova disso, conforme Márcia, é o fato de os seguros de carros para motoristas do sexo feminino ser historicamente mais barato do que do sexo masculino.
— As mulheres são as queridinhas das seguradoras, justamente por não se envolverem em acidentes graves. A mulher quando se envolve em acidente, é de pequena monta. É uma batidinha, coisa pequena. Já o homem, não. Ele se arrisca mais, quer se destacar, fazer graça. O homem vê vantagem social em dirigir, e por isso os acidentes mais graves sempre têm um como protagonista — opina Márcia Pontes.
Pista seca e encaminhamento ao hospital
Ainda de acordo com o relatório do Seterb, 81% dos acidentes registrados em Blumenau no ano passado foram com pista seca. Apenas em 19% dos casos a via estava molhada.
Continua depois da publicidade
Domingo foi o dia com mais mortes no ano passado: oito. A sexta-feira registrou sete a segunda-feira, seis. A maior parte dos acidentes fatais (21 dos 29) ocorreram entre as 11h e 20h. Seis foram das 21h a 0h, e apenas dois entre 7h e 9h da manhã.
Choque (com um veículo em movimento e outro parado) foi o tipo de acidente com morte mais comum em Blumenau, com nove óbitos. Outros casos de colisão frontal ou traseira (7), batidas laterais (6), atropelamento (4) e queda de moto (3) somam as 29 vítimas fatais de 2019.
Já o hospital que mais recebeu vítimas de acidentes em Blumenau foi o Santo Antônio, com 1.049 encaminhamentos, conforme o Seterb. O índice equivale a 66,3% das ocorrências atendidas. Outras 206 pessoas foram levadas ao Hospital Santa Isabel, o segundo que mais recebeu acidentados — com 13% do total.