Motoristas que precisam renovar ou retirar a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Joinville enfrentam dificuldades para expedir o documento. O Ciretran da cidade não tem conseguido atender a demanda devido a falta do formulário Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados), que funciona como um banco de dados que registra os dados e permissões do condutor. O problema se arrasta há aproximadamente uma semana.

Continua depois da publicidade

A carteira do mecânico industrial, Paulo Martimiano Dias Júnior, está vencida há cerca de dois meses. Ele já foi ao Ciretran em três ocasiões, mas não conseguiu retirar o documento. De acordo com ele, o órgão não deu nenhuma previsão de quando irá receber o formulário e, ao invés do documento, Paulo recebeu um papel com os telefones de contato do órgão para acompanhar a chegada do Renach, permanecendo com a carteira vencida.

— Têm pessoas que vieram mais vezes para buscar a carteira. Eles estão desde a quarta-feira passada sem esse formulário que só para preenchimento dos dados pessoais, para colocar junto à documentação solicitada para retirar a carteira — afirma o mecânico.

Leia mais

Confira mais notícias de Joinville no NSC Total

Continua depois da publicidade

O formulário é controlado e numerado. Ele é enviado pelo Detran Estadual às unidades regionais. Para Estevão Melz a surpresa foi grande ao comparecer na manhã desta terça-feira. O autônomo viajou cerca de 70 quilômetros, de Itapoá à Joinville, para renovar o documento. Chegando ao prédio foi informado pela atendente sobre a falta do formulário e que teria que retornar para casa sem solicitar a habilitação

— Agora eu tenho que ir até Itapoá, ficar ligando até o dia que vier o formulário para eu retornar aqui e perder mais um dia — lamenta Estevão.

A Gerência Administrativa do Detran informou, por meio da assessoria de imprensa, que na última quarta-feira e nesta segunda encaminhou formulários para viabilizar a demanda. A partir da segunda (09), o formulário do Renach será emitido online, através do sistema Detranet, como previsto, e que está em fase de homologação pelo Detran SC. A previsão do órgão é que o novo sistema seja implantado em todo Estado até setembro.

Enquanto isso, cerca de 300 processos – entre renovação e segunda via, por exemplo – deixam de ser feitos todos os dias em Joinville. Além da cidade da região Norte, outros locais do Estado enfrentam o mesmo problema. Aos motoristas que necessitam retirar a habilitação com urgência será preciso procurar uma autoescola ou um despachante e pagar a mais por este serviço.

Continua depois da publicidade