O retorno para casa neste feriadão de Corpus Christi está mais tranquilo em comparação aos anos anteriores devido à pandemia do novo coronavírus, mas mesmo assim o movimento é considerado intenso neste domingo (14), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Motoristas enfrentam alguns pontos de lentidão e congestionamento. O pior deles está na BR-101, no litoral, entre Itapema e Balneário Camboriú, no sentido Norte.

Continua depois da publicidade

Um vídeo gravado às 16h pelo chefe de comunicação da PRF no estado, Luiz Graziano, mostra a enorme fila parada no trecho entre as duas cidades. Conforme Graziano, em Palhoça, no encontro da BR-282 e BR-101, pessoas que voltam da serra enfrentam lentidão, mas o trânsito flui.

No Sul, em Tubarão, o tráfego é intenso nos dois sentidos, mas também não há registro de bloqueio ao fluxo. O mesmo ocorre na BR-470, entre Gaspar em Blumenau. Os moradores do Vale do Itajaí retornam principalmente da região do litoral.

— O movimento é menor em relação aos outros anos, mas mesmo assim é intenso, muita gente viajou. O início foi bem tranquilo, na quarta e quinta-feira praticamente não houve congestionamento. O movimento maior foi neste fim de tarde — avalia o policial.

Já no Norte, em Joinville, conforme informações concedidas às 17h pela concessionária Arteris Litoral Sul, o km 20 da BR-101, sentido sul, tem dois quilômetros de congestionamento devido a uma obra que interdita duas das três pistas.

Continua depois da publicidade

Operação Corpus Christi

Entre quarta e este domingo a PRF realiza a operação Corpus Christi. Considerando que a taxa de isolamento social devido ao novo coronavírus tem diminuído a cada dia, a PRF decidiu acompanhar o movimento nas estradas, principalmente nos trechos considerados mais críticos. São eles: BR-101 (região da grande Florianópolis, região de Itajaí e de Joinville), a BR-470 (região de Navegantes e de Blumenau) e a BR-282, em Lages.

Em 2019, durante a mesma operação, a PRF registrou 116 acidentes, nos quais 129 pessoas ficaram feridas e sete morreram no local. Neste ano, o relatório parcial mostra que entre quarta e sexta-feira ocorreram 54 acidentes em rodovias federais catarinenses. Em três deles três pessoas morreram na hora.