A mobilização dos caminhoneiros em todo o Brasil não causou atrasos ou cancelamentos na entrega de combustíveis para Joinville e região até esta terça-feira, informou o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados Petróleo (Sindipetro), mas a corrida dos motoristas para abastecer pegou os estabelecimentos de surpresa. O estoque, calculado para um dia de movimento normal, não está sendo suficiente para atender à demanda.

Continua depois da publicidade

Esta foi a explicação dada tanto pelo sindicato quanto pelos funcionários dos postos ouvidos pela reportagem para as longas filas que se formaram na segunda-feira e o consequente fechamento de alguns pontos de atendimento por falta de gasolina.

Por enquanto, o Sindipetro informou que não há qualquer indicação de problemas para fazer a carga chegar aos estabelecimentos e pediu calma aos motoristas. Segundo a entidade, há postos que pediram combustível extra e aguardam a chegada de nova remessa.

Quem precisou abastecer na terça-feira encontrou situações variadas. Em alguns postos as filas diminuíram, em outros, só há etanol ou diesel, e alguns permaneciam fechados até o final da manhã, como o Auto Posto Serra da Estrela, no bairro Boa Vista.

Continua depois da publicidade

Somente na segunda-feira, o posto vendeu 15 mil litros de gasolina, o equivalente ao que comercializa em uma semana. A gasolina terminou às 6h30 desta terça-feira.

– Todo mundo queria completar o tanque – conta o funcionário Helinton Carlos Skurra.

O posto da rede Graciosa no bairro Floresta também continuava fechado no final da manhã de terça-feira. A gasolina acabou na tarde do dia anterior. O funcionário Djalma Bolduan informou que nova carga de combustível estava prevista para chegar ao longo do dia. No Aventureiro, o Posto Guaíra operava apenas com diesel e etanol e com a expectativa de receber nova remessa de gasolina até o final desta terça-feira.