Os funcionários da empresa de ônibus Paulotur anunciaram que vão entrar em greve a partir desta segunda-feira. O Sul de Palhoça e as cidades de Paulo Lopes e Garopaba são atendidas por linhas das empresa. O sindicato dos trabalhadores se reúne às 22h deste domingo com motoristas e cobradores no Campo da Enseada para definir os preparativos.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias sobre a Grande Florianópolis

Segundo o coordenador da comissão de negociação do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano – Sintraturb, Deonisio Linder, a empresa não cumpre a convenção coletiva de trabalho, além de cometer inúmeras infrações trabalhistas, como não pagar o Fundo de Garantia dos Trabalhadores, atrasar pagamentos de salários, férias, e tíquetes alimentação e não oferecer condições de segurança de trabalho para funcionários e passageiros:

Continua depois da publicidade

– Estamos tentando conversar com a direção da empresa, mas eles não negociam. No último acordo falaram que iriam cumprir a convenção de Florianópolis, mas não cumprem – afirmou.

Paulotur afirma que é empresa rodoviária

O diretor da Paulotur, Juarez Nienkotter, reconhece que existe uma pendência em relação ao Fundo de Garantia, mas garantiu que a empresa já está negociando com a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho está regularizando a situação. Segundo ele, este não é o impasse, mas sim a exigência do Sintraturb que eles paguem convenção dos trabalhadores urbanos:

– O que eles querem é impor uma negociação que a empresa não tem condições, que a gente pague a convenção do transporte urbano, mas a empresa é de transporte rodoviário – disse.

Continua depois da publicidade

Nienkotter garantiu que a empresa repassou o reajuste do salário de 2015 e também o vale alimentação dos funcionários.