Parte da frota de ônibus e caminhões de coleta de lixo da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) está sem combustível há pelo menos dois dias, conforme denúncia de motoristas da empresa. Os funcionários dizem que a situação é grave e atinge mais da metade dos veículos, que permaneciam parados até o final da manhã desta quinta-feira, 17, no estacionamento no Estreito, parte Continental de Florianópolis. A assessoria de comunicação da Comcap nega e acrescenta que até o momento não há nenhum serviço comprometido.

Continua depois da publicidade

– A população não tem culpa se a Comcap não tem competência administrativa. Todos pagam seus impostos e merecem ter o lixo recolhido. Estamos sem óleo diesel há dois dias, mais da metade da frota está parada, e ninguém nos explica nada – conta o motorista Osvanir Gonçalves à reportagem da Hora.

Registro enviado pelo motorista Osvanir na manhã desta quarta-feira. Foto: Divulgação

A diretoria da Comcap estava em reunião até o final da manhã tratando sobre a “severa contenção de gastos” pela qual a Companhia enfrenta em razão dos “repasses da Prefeitura“. Mensalmente, a Comcap recebe R$ 9,6 milhões da Administração Municipal de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

– Essa é uma informação falsa, porque há combustível. Toda a coleta está funcionando. O que está acontecendo são mutirões para antecipar a necessidade de economia que o cenário político e econômico atual nos obrigam devido às reduções nas arrecadações. Um exemplo é que estamos concentrando duas equipes em um mesmo ônibus que vai fazer a limpeza da vegetação – explica o diretor presidente da Comcap, Marius Bagnati.

Questionado sobre o motivo dos motoristas de caminhões de coleta de lixo parados no estacionamento nesta quinta-feira, Bagnati esclarece:

– Devia estar sobrando motorista na escala. Isso é normal – revela.

Um comitê foi criado para estudar novas medidas que possam gerar economia de recursos sem prejuízo no serviço ofertado pela Comcap.

Continua depois da publicidade