Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Florianópolis decidiram manter paralisação parcial a partir desta quarta-feira, 30. A medida foi votada durante assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb), na manhã desta terça-feira, 29. Nesta terça, porém, os ônibus voltaram a rodar a partir das 11h com horário de sábado até a meia-noite.
Continua depois da publicidade
A proposta do sindicato e aprovada pela categoria é realizar as paralisações ao longo do dia, a partir de quarta, das 8h às 11h, das 14h às 17h e a partir das 20h. No entanto, o transporte deve funcionar com 100% da frota e horário de dia útil nos períodos de pico. Caso a prefeitura mantenha os horários de sábado, a categoria promete parar totalmente o serviço.
— Nós estamos deixando bem claro que a proposta do sindicato é rodar com 100% porque a população não aguenta mais andar com os ônibus lotados. Essa é a melhor forma de a população ser transportada, porque com o horário de sábado, as linhas que deveriam ter quatro ônibus, tem só um. Ou roda com 100% para melhorar o serviço para a comunidade ou não vai rodar — afirma o diretor do sindicato Deonísio Linder.
Na quinta-feira de feriado, 31, como a demanda é menor, os horários serão de domingo e na sexta, 1º de junho, volta a mesma situação prevista para quarta, com paralisações ao longo do dia.
Continua depois da publicidade
Confira os horários:
Terça-feira, 29:
– Ônibus retornam às 11h e seguem até a meia-noite com horários de sábado;
Quarta-feira, 30:
– Ônibus rodam com horário normal das 5h às 8h, das 11h às 14h e das 17h às 20h;
– Paralisação das 8h às 11h, das 14h às 17h e a partir das 20h.