Com a onda de calor atingindo Santa Catarina, o ar-condicionado no carro se torna uma demanda muito alta para os passageiros e para os motoristas de aplicativo. Mas mesmo com as altas temperaturas e em dias ensolarados, fica a dúvida: o motorista é obrigado a ligar o ar? Ele pode cobrar uma taxa extra? Saiba quais são as regras em serviços como Uber e aplicativo 99:
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Uber
A empresa Uber tem como pré-requisito o ar-condicionado para cadastro do veículo na plataforma, em todas as modalidades de viagens (UberX, Comfort, Black etc.). Entretanto, a plataforma não obriga nem proíbe seu uso durante as viagens, independentemente da modalidade. Segundo as regras da Uber, a temperatura do veículo e o uso do rádio podem ser combinados mutuamente entre o motorista e o usuário.
99
Assim como a Uber, a 99 também informou que a utilização ou não do ar-condicionado deve ser combinada entre motorista e passageiro. No entanto, a empresa reforça que o bom senso, respeito, empatia e gentileza são fundamentais para que a experiência do passageiro e do motorista parceiro seja a melhor possível. Caso haja alguma eventual ocorrência tanto da parte do motorista quanto do condutor, os usuários são incentivados a avaliar suas corridas.
Táxis
Não existe uma lei em Santa Catarina que determine se o motorista é obrigado ou não a ligar o ar-condicionado. No entanto, a legislação municipal pode colocar como pré-requisito para o licenciamento do veículo, como é o caso dos táxis de Florianópolis, que precisam obrigatoriamente ser dotados do equipamento.
Continua depois da publicidade
Ônibus
O mesmo acontece com os ônibus. Não existe uma legislação estadual que obrigue os veículos a estarem com o ar-condicionado ligado, mas as prefeituras podem determinar se é necessário adquirir ônibus que oferecem o serviço.
Calorão em Santa Catarina
Durante o final de semana ainda haverá muito calor em Santa Catarina. O fluxo de ar quente do Norte do Brasil se intensifica sobre o Estado entre esta sexta-feira (15) e o domingo (17), quando as temperaturas máximas devem variar de 35°C a 39°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul e de 28°C a 34°C nas demais regiões.
No início da semana, na segunda-feira (18) as temperaturas seguem elevadas, com máximas entre 36°C e 40°C, especialmente no Extremo Oeste, Litoral e Vale do Itajaí. A Defesa Civil alertou para possíveis formações de pancadas de chuva e temporais isolados pelo Estado, típicos de verão, devido à combinação de calor e umidade desta época.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Raquel Vieira
Leia também
Transporte irregular “dribla” aplicativo e aeroporto de Florianópolis tenta coibir
Temporada de verão: como economizar água e energia com as altas temperaturas