Motoristas de aplicativo em Joinville têm reclamado de uma mudança recente no aplicativo da Uber, que ocorreu nas capitais e grandes cidades no Brasil. Em 5 de abril, a empresa passou a exibir o ganho total e o destino detalhado da viagem para os condutores. Antes eles só conheciam o endereço final e o valor da corrida quando a viagem tinha início.
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Anderson Amorim, que trabalha na modalidade desde 2018, afirmou que está fazendo “quilômetro rodado por valor ganho”. O condutor de 43 anos alega que não compensa fazer corridas onde vai rodar mais do que vai ganhar.
– Me parece que as corridas estão pagando menos – critíca.
Rafael Albano, de 24 anos, é motorista da Uber desde o ano passado. O jovem alega que as corridas longas deixaram de ser viáveis. Rafael explica que antes havia um “bônus” de R$20 a R$30 em trajetos mais longos, porém, o valor atual caiu para R$2 a R$3. A saída para o problema foi priorizar viagens rápidas.
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– Tivemos que nos adaptar tendo como foco corridas curtas, de no máximo 15 minutos, pois com isso conseguimos realizar corridas de 4 km ganhando R$15, R$20 – explica.
Rafael declara que as viagens curtas se tornaram mais vantajosas, pois o custo benefício das grandes corridas é baixo, o que as tornam inviáveis em virtude do preço do combustível.
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Segundo a Uber, no modelo anterior do aplicativo, os ganhos do motorista parceiro eram calculados apenas com base em valores fixos de tempo e distância da viagem. Já no novo modelo, o cálculo de ganhos deixa de ser fixo e passa a incluir mais variáveis além de tempo e distância, como o trajeto até o passageiro, o horário do dia e o perfil da viagem.

Motoristas criticam falta de segurança na plataforma
O novo cálculo da tarifa não foi o único motivo de protesto. Apesar da novidade de verificar o destino final da viagem, a percepção dos condutores pouco mudou sobre os cuidados da atividade.
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– Não vejo isso como questão de segurança. Não é o local da corrida que vai dizer se [o passageiro] é bandido ou não – contesta Anderson.
Rafael reclama da diferença de critérios de cadastro entre motorista e usuário do aplicativo.
– Nós temos que enviar uma série de documentos para poder aceitar os chamados [de corrida], já o passageiro basta confirmar o email e pode inclusive solicitar corridas no dinheiro – comenta.
A Uber explica que o objetivo da atualização é trazer ainda mais clareza para quem escolhe dirigir com o aplicativo, exibindo um conjunto de informações para os parceiros que usam a plataforma possam conhecer os detalhes das solicitações de viagens sem prejudicar a experiência dos usuários.
Sob supervisão de Lucas Paraizo
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