O motorista de um carro foi flagrado parado com o veículo no meio da BR-470 dormindo. O caso – no mínimo perigoso – ocorreu na noite desta segunda-feira (14) em Apiúna, no Médio Vale do Itajaí

Continua depois da publicidade

Populares que presenciaram a situação chamaram a Polícia Militar. A viatura se deslocava para o local quando encontrou o veículo Ssangyong Actyon Sports no estacionamento de um posto de combustíveis da cidade vizinha de Apiúna. 

​> Clique aqui para receber notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp.

Uma gravação que circula nas redes sociais mostra o carro parado na pista da rodovia federal considerada uma das mais perigosas do Brasil com motorista e passageiro dentro. Ambos estão dormindo, como mostra o vídeo abaixo:

Durante a abordagem da PM, o condutor de 27 anos teria alegado que ele e o colega estavam sem dormir desde sexta-feira (11) por causa do trabalho. Eles contaram que fazem instalação de aparelhos de ar-condicionado para uma empresa. 

Continua depois da publicidade

A polícia informou que a dupla disse ser de Campos Novos, mas que estavam em Rio do Sul e no momento da ocorrência seguiam para Florianópolis. Conforme a PM, o motorista não tinha sinal de embriaguez e não foi feito teste do bafômetro. 

Como não houve flagrante do carro parado sobre a pista, não é possível autuar o motorista com base no vídeo. Porém, o veículo apresentava irregularidades na documentação e suspeita de adulturação, então ficou apreendido para perícia. 

A dupla foi liberada. 

Fábio Campos, especialista em trânsito, explica que não há uma lei que trate sobre dormir ao volante. Porém, ressalta que o caso pode ser enquadrado no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro.

Isso porque o artigo quinto considera infração gravíssima estacionar “na pista de rolamento das estradas, das rodovias, das vias de trânsito rápido e das vias dotadas de acostamento”. A pena é de multa e remoção do veículo.

Continua depois da publicidade

Assista ao minidocumentário “Os dois lados da BR-470”

Leia também

> Idoso atira em si mesmo acidentalmente, mente ter sido assaltado e acaba preso

> Massoterapeuta de Blumenau é investigado por violentar clientes durante sessões

> Caso de tortura e abuso sexual é revelado após pedido de ajuda à PM de Rodeio