Um motorista cadastrado pela empresa Uber foi preso em flagrante no fim da tarde desta segunda-feira por realizar transporte clandestino de passageiros em Florianópolis. Rodrigo de Souza dirigia um veículo do qual desembarcava um passageiro no bairro Itacorubi, por volta das 18h. Segundo o delegado Cleber Serrano, responsável pela ação, o motorista tinha um celular com o aplicativo Uber instalado, no qual estava registrado como motorista.

Continua depois da publicidade

Souza foi detido após uma ronda da Polícia Civil na região da UFSC, motivada por uma denúncia anônima. Os policiais abordaram o carro que o motorista dirigia e apreenderam o celular de Souza. Conforme o delegado, o veículo, que também foi apreendido, não estava cadastrado no aplicativo. Durante a abordagem, o homem que desembarcava do veículo de Souza confirmou que havia solicitado o serviço pelo aplicativo Uber.

— Souza chegou com um veículo sem taxímetro ou qualquer alvará de licença. Ele desembarcou um rapaz que havia solicitado o serviço da Uber e, em buscas feitas no interior do veículo, foi apreendido um celular em que constava o serviço da Uber — explicou.

O motorista foi autuado por atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública, previsto no Artigo 265 do Código Penal, e passou a noite na 5ª Delegacia de Polícia Civil, na Trindade. O delegado justificou a prisão pelo entendimento de que o serviço ainda não está regularizado em Florianópolis.

— A gente passa a evitar questões de milícias e brigas. Não entramos no mérito se o Uber é um serviço bom ou de comodidade, no entanto falta a regularização no município de Florianópolis. E esse foi o entendimento adotado por mim — explicou Serrano.

Continua depois da publicidade

Souza foi encaminhado pela manhã a uma audiência de custódia no Fórum da Capital. A Justiça ainda não informou o resultado da audiência. Até as 12h55min, a Uber também não se manifestou sobre o caso – nem sequer confirmou que o motorista seja parceiro da empresa.