Uma carreta que transportava 14 toneladas de cerâmica utilizou a área de escape na BR-376, no trecho que passa por Guaratuba (PR), na madrugada desta sexta-feira (01º). Após perder os freios, o motorista precisou fazer uso do dispositivo.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Por volta de 4h, o veículo que transitava no sentido Sul da BR-376, em direção a Santa Catarina, apresentou problemas nos freios, o que obrigou o motorista a fazer uso da área de escape no km 667. De acordo com as informações da Arteris, concessionária que administra a rodovia, o condutor da carreta não se feriu.
Veja o vídeo:
Como é a área de escape na BR-376, entre SC e PR
O dispositivo é composto por argila expandida, que reproduz um conceito da Fórmula 1, e tem a finalidade de frear veículos pesados que, por algum motivo, tenham problemas em seus sistemas de freios.
Continua depois da publicidade
A área de escape do Km 667,3, na descida da Serra do Mar da BR-376, foi inaugurada em novembro de 2019, e desde então já foi utilizada 271 vezes, com 553 vidas salvas.
Um pouco mais à frente, no Km 671,7, está a primeira área de escape construída pela Arteris no Brasil, em 2011, também em Guaratuba (PR). Essa já foi utilizada 351 vezes, com 520 vidas salvas.
Veja galeria de fotos
*sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
VÍDEO: Caminhão com soja fica sem freios e cria nuvem de poeira na área de escape da BR-376
Continua depois da publicidade
Caminhão sem freios quase bate em carro e manobra salva vidas na área de escape da BR-376
Caminhão sem freios fica descontrolado e quase perde entrada da área de escape na BR-376