O SUV Renault Duster receberá em breve o motor 1.3 turboflex produzido no Brasil. A fabricante de propulsores Horse, joint venture da Renault e Geely, iniciou a produção do HR13 em sua planta de São José dos Pinhais, Paraná.
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Desenvolvida especificamente para o mercado sul-americano, a versão flex fuel do motor HR13 opera com gasolina e etanol e traz novos valores para atender aos rigorosos padrões de emissões L8.
Este motor é capaz de entregar potência de 163 cv e torque máximo de 25,5 kgfm a 1.600 rpm. Por causa da nova legislação, o motor perdeu 7 cv e teve 2 kgfm de redução de torque em relação ao anterior.
O HR13 é equipado com um sistema de injeção direta projetado especialmente para otimizar o uso de etanol. Cada cilindro possui injetores centralmente montados com seis furos, que operam a uma pressão de 200 bar e garantem uma atomização do combustível.
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Com um investimento recente de R$ 100 milhões, a planta brasileira da Horse está pronta para fazer do HR13 um dos principais produtos, com a capacidade de produzir até 600.000 unidades por ano em seu portfólio de motores.
Futuro SUV da Renault terá este motor
O início da produção do HR13 complementa o aumento da capacidade de produção da Horse no Brasil, que já havia sido ampliada com a introdução do motor HR10, de 1 litro e 3 cilindros, no início de 2024, para equipar o Kardian.
O HR13 deverá equipar ainda o inédito SUV médio que a Renault lança este ano no País. A montadora ainda não divulgou a ficha técnica do Duster com esse novo motor, o que deve acontecer nas próximas semanas.
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Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial
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