Um motociclista de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, foi surpreendido com uma cobra no guidão do veículo na última terça-feira (16). O caso ocorreu no bairro Vila Lalau. Por sorte, ele conseguiu parar a motocicleta, não se feriu e chamou a equipe da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente – Fujama, para fazer o resgate do animal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Segundo o biólogo Christian Raboch Lempek, que fez o atendimento da ocorrência e também relata os resgates de animais silvestres em suas redes sociais, a cobra é da espécie Boipeva (Xenodon neuwiedii) e não é venenosa.

Grupo invade clube de tiro, rende trabalhadores e rouba armas em SC

Conforme ainda o biólogo, como nos últimos dias o clima estava chuvoso e com temperaturas entre 15ºC e 16ºC em Jaraguá do Sul, ele acredita que a serpente procurou o motor da motocicleta, que havia sido usada no dia anterior, para se esquentar. E ficou por ali.

Continua depois da publicidade

A cobra estava um pouco machucada e foi encaminhada ao veterinário para atendimento, mas não corre risco. Será liberada novamente em área de mata.

Ao encontrar uma serpente ou outro animal silvestre, a orientação é não se aproximar e chamar os órgãos competentes para o resgate. Em Jaraguá do Sul, a Fujama pode ser contatada através da Ouvidoria da Prefeitura, pelo 0800-6420156, ou pelo número direto do órgão, (47) 3273-8008, das 7h30 às 17h. Fora deste horário e aos fins de semana, o chamado deve ser feito aos Bombeiros Voluntários, pelo 193.

Em outros municípios, a população pode procurar os bombeiros de sua cidade ou mesmo a Polícia Ambiental para o resgate de animais silvestres.

Veja o vídeo do resgate da cobra

Conheça a cobra mais venenosa do Sul do Brasil

Leia mais

Corpo encontrado em praia é de pescador desaparecido em SC

Cobra mais venenosa do Sul do Brasil é resgatada em casa de SC