Um entregador diz ter sido barrado na entrada do Neumarkt Shopping, em Blumenau, na tarde desta terça-feira (18), por “ser motoboy”. Wilian Nascimento, morador de Gaspar e que há seis anos faz o trajeto entre as cidades a trabalho, relatou o ocorrido em um vídeo compartilhado nas redes sociais. 

Continua depois da publicidade

Ele conta que esteve no local para fazer a coleta de um produto e foi impedido de entrar pela equipe de segurança do estabelecimento. Já o centro comercial diz que existem protocolos de segurança e que “nenhum profissional que realiza entregas ou coletas é barrado, e sim orientado a seguir procedimento estabelecido”. 

> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região via Whatsapp.

A postagem feita em tom de desabafo já tinha até o início da tarde desta quarta-feira (19) mais de 400 compartilhamentos. Nos comentários, outros motoboys revelaram ter passado por situações semelhantes no mesmo local. Willian disse à reportagem do Santa que essa foi a primeira vez que ele teve de lidar com uma situação que chama de “humilhante”.

> Veja como ficará a Prainha depois da reforma, que começou nesta terça
>> ‘Blumeuau’: foto de placa com erro de grafia no Trevo da Mafisa viraliza

Continua depois da publicidade

— Trabalho como entregador desde 2014. Me considero um profissional no que faço, sou bom nisso, e tenho uma carreira da qual me orgulho. Quantas vezes entrei lá como cliente, para fazer compras? Aí quando me deparei com essa situação, falando que motoboy não poderia entrar, que eu não poderia prestar meu serviço, me senti ofendido, humilhado, constrangido — conta.

O motoboy e bombeiro voluntário Edson Ramos, que é um dos organizadores de uma associação que representa os entregadores no Médio Vale do Itajaí, diz que a situação vivida por Wilian é “absurda” e que representa uma “discriminação à categoria”. 

> Motociclista sofre acidente, cai em ribanceira e fica preso em árvore às margens da BR-470

— Nós também fazemos a economia girar, assim como os caminhoneiros. Se você pede um lanche, quem vai entregar? O motoboy. Se pede um remédio, quem vai entregar? O motoboy. Já recebemos muitas reclamações como essa, de trabalhadores barrados. O pessoal de aplicativo, por exemplo, para coletar comida, tem que praticamente esperar no estacionamento. Qual a diferença entre um motoboy ir fazer uma coleta e entrar lá para fazer uma compra? — questiona Edson.

Contraponto

Em nota, a administração do Neumarkt Shopping disse que nenhum profissional é barrado e que todos os entregadores são orientados quanto ao procedimento correto para retirada e entrega de mercadorias. Confira o texto, na íntegra:

Continua depois da publicidade

“A administração do Neumarkt Shopping informa que existe um procedimento padrão instituído para a entrega e retirada de mercadorias. Todos os profissionais que realizam serviços de entregas, seja por moto, carro, caminhão ou bicicleta são orientados neste sentido a fim de organizar e agilizar o processo. Diariamente são realizadas centenas de entregas ou retiradas nas operações do shopping, principalmente de alimentação. Nenhum profissional que realiza entregas ou coletas é barrado, e sim orientado a seguir procedimento estabelecido”.