A celebração de festas de aniversário é quase tão antiga quanto a humanidade. Além disso, essa tradição traz vários benefícios para a saúde de quem já colocou como compromisso anual a comemoração da data do nascimento. Mas, o que há por trás dessas celebrações? Entenda a seguir na lista.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Mais que apenas uma data para ganhar presentes, celebrar o aniversário é uma tradição que começou no Egito e Grécia antigos por volta de 3000 a.C. e sobrevive até hoje. Atualmente, o momento tão esperado de soprar as velinhas e reunir pessoas queridas ajuda as crianças a marcar o tempo e reforça laços familiares e emocionais. Confira então cinco motivos para comemorar o aniversário, seu ou de quem você ama.
Continua depois da publicidade
Quando começou a se comemorar aniversário
Na antiguidade, os gregos celebravam Artemis, a deusa da caça, sempre no sexto dia do mês, com bolos redondos de mel, simbolizando a lua cheia, e muitas velas. No Egito e Grécia antigos, essa cerimônia era feita apenas para deuses e faraós. Segundo historiadores, esse costume teria sido adotado também na Alemanha na Idade Média, quando camponeses festejavam a data de nascimento de seus filhos.
No século 4, a Igreja Católica passou a celebrar o Natal, que representa o nascimento de Cristo e com isso o hábito de celebrar aniversários ganhou força e novos símbolos. O ato de presentear, por exemplo, tem o objetivo de cercar o aniversariante com proteção e apreço.
Confira os motivos que estão por trás dos aniversários
- Marca a passagem do tempo
- Aumenta a autoestima
- Foralece laços
- Estabelece relações sociais
- Cria memórias positivas
Continua depois da publicidade
Marca a passagem do tempo
Festas de aniversário são importantes marcos temporais para crianças pequenas, Para elas, é o que marca a nova idade e o seu crescimento, já que ainda não têm a noção de passagem do tempo como os adultos.
Aumenta a autoestima
Tirar um momento para celebrar a criança a faz sentir amada e importante dentro do núcleo familiar. O mesmo acontece na escola ou em grupos de amigos, por exemplo. É um exercício importante para a criança desenvolver seu senso de autoestima e pertencimento.
Fortalece laços
As tradições familiares são muito importantes para estabelecer e fortalecer laços emocionais. Cada família celebra à sua maneira e é isso que faz com que as relações se tornem muito especiais. Afinal, aquele doce que só a vó ou a mãe fazem ou a maneira diferente como o pai canta Parabéns são coisas simples que unem a família e criam memórias.
Continua depois da publicidade
Estabelece relações sociais
Convidar familiares e amigos para celebrar o aniversário ou ser convidado para a festa de um colega são interações essenciais para o desenvolvimento das crianças. Essas tradições ajudam a estabelecer valores como companheirismo, empatia, autoestima e bondade, entre outras.
Cria memórias positivas
Por mais simples que sejam as comemorações, momentos especiais como a data do aniversário são ótimos para criar memórias afetivas que permanecem conosco durante toda a vida. E aqui, todos os sentidos podem ser usados: o sabor único de um doce caseiro, o cheirinho que sai da cozinha, o abraço forte recebido de quem se ama, as músicas e paródias de cada família.