Palhaços que vão além dos picadeiros, dos malabarismos e do nariz vermelho. A 4ª Mostra Traço de Bolso – O Riso Corre Solto começa na sexta, 19, e segue até domingo reunindo artistas em escolas, teatros e praças da Capital. O festival tem como objetivo descentralizar os espetáculos teatrais e este profissional que tem a missão e a competência de alegrar crianças e adultos, levando a arte para os bairros.

Continua depois da publicidade

De repente, em alguma esquina da Capital, até domingo, gargalhadas poderão ser ouvidas. A Mostra Traço de Bolso, organizada pela companhia catarinense homônima, tem a intenção de difundir e fomentar a história do profissional da palhaçada, e fazer com que as comunidades mais distantes dos grandes centros também conheçam essa cultura.

Grupo que vai compor a série de espetáculos convida o público a apresentação que começa na sexta-feira

– Unimos pessoas de diferentes crenças, etnias e situações sociais para um “instante eterno” mediado pelo teatro, pelo riso e pela brincadeira. Um momento no qual todos experimentam uma relação horizontal, no qual podem ser livres e cúmplices num espaço sem hierarquia ou preconceito – explica Paula Bittencourt, atriz da Traço Cia de Teatro, com a palhaça Malagueta, e, uma das organizadoras do evento.

Continua depois da publicidade

A clássica imagem do palhaço, com a alegria característica, as roupas coloridas e engraçadas passando pela rua costuma arrancar sorrisos.

Confira a galeria de fotos

– Existe uma relação verdadeira, de cumplicidade, além das palhaçadas, com o público – contou a atriz.

O evento, que abre às 21h de sexta com a Noite de Palhaços, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, levará oito espetáculos teatrais durante três dias de palhaçaria gratuita, brincando com a tradição dos antigos shows de variedades conduzidos por um mestre de cerimônias e com surpresas para a plateia. Barra da Lagoa, Campeche, Lagoa da Conceição, Ratones, Rio Tavares e Rio Vermelho são os pontos de referência para quem está com vontade de fazer a barriga doer de tanto rir.

Continua depois da publicidade

Confira parte do ensaio de um dos grupos que estarão presentes na 4ª Mostra Traço de Bolso

Antes do espetáculo será realizado o pré-lançamento do documentário Clov?s – Por Trás do Nariz Vermelho, às 20h. O filme relata sobre o trabalho como palhaço de Fabiano Peruchi, integrante do Teatro Lá nos Fundos. Desde 2009, mais de 6 mil pessoas assistiram aos espetáculos e participaram das oficinas.

Durante o mês de outubro, será ministrada a oficina de instrumentalização O Jogo Cômico, para grupos artísticos das comunidades contempladas nesta edição. Nos dias 26, 27 e 28, Pepe Nuñez, da Cia Pé de Vento Teatro, dará a oficina Aprofundamento do Trabalho com o Palhaço para profissionais.

Agende-se:

O quê: 4ª Mostra Traço de Bolso – O Riso Corre Solto

Quando: de sexta a domingo

Onde: Barra da Lagoa, Campeche, Lagoa da Conceição, Ratones, Rio Tavares e Rio Vermelho

Quanto: gratuito