Em comemoração aos 50 anos de uma das poltronas mais famosas do mundo, a Egg, desenvolvida em 1957 pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), em São Paulo, abre nesta sexta-feira uma exposição de 50 poltronas personalizadas pelo artista dinamarquês Tal R.

Continua depois da publicidade

Fotos: Fritz Hansen, Divulgação

Os tecidos utilizados para criar o colorido patchwork nas peças foram coletados em diversos lugares do mundo, como Istambul, Berlim e Nova York, além de lojas de mobiliário vintage da Dinamarca e de roupas de trabalhadores rurais de Israel.

– O objetivo era fazer uma poltrona que contasse múltiplas histórias. Os pedaços de tecido tinham que ser cheios de vida. Deveria parecer um pouco como feito em casa – diz Tal R. No MuBE a montagem ganha uma instalação moderna sob a marquise fechada com acrílico transparente.

Inspirado pela palavra egg (ovo, em português), sua forma e referência à fertilidade combinados com a fascinação de Tal R por Sigmund Freud, a poltrona foi completamente transformada. O artista batizou as peças inspirado nos escritos do neurologista e psiquiatra. Martha, mulher de Freud, e Irma, nome de um dos sonhos analisados pelo médico, são apenas alguns dos nomes escolhidos pelo jovem artista. A mostra segue até o dia até 23 de setembro.

Continua depois da publicidade