Os talentos infantis têm espaço garantido no Festival de Dança de Joinville. Dedicado aos participantes de 10 a 12 anos, o Meia Ponta também é competitivo. As apresentações ocorrem nesta quarta e quinta-feira, com duas sessões ao dia, nas categorias de balé clássico de repertório, balé neoclássico, dança contemporânea, sapateado, danças populares, danças urbanas e jazz. O júri será formado por Flávio Sampaio, Marcelo Misailidis, Maria Antonieta Spadari, Kika Sampaio e Graça Martins.

Continua depois da publicidade

>> Confira a página especial sobre o evento <<

Considerado por muitos a primeira experiência competitiva da vida de bailarino, a Mostra Infantil é também uma preparação para os grandes palcos. A diretora e coreógrafa Liliana Vieira, que comanda a companhia joinvilense que leva seu nome, inscreve suas alunas desde que o Meia Ponta foi criado, em 2000. Segundo ela, as bailarinas que passam pela experiência no Teatro Juarez Machado chegam ao Centreventos Cau Hansen, palco da Mostra Competitiva, mais confiantes:

– Hoje, 90% das minhas alunas passaram antes pelo Meia Ponta. Assim, elas têm a experiência de convívio nos bastidores desde cedo. O que muda é só o tamanho do palco.

Continua depois da publicidade

O grupo joinvilense se apresenta nesta quarta com Festa das Flores, no conjunto de danças populares.

Criando responsabilidade

A coreógrafa do Abydos Estúdio de Dança, de Itajaí, Liziane Bortolatto, considera o Meia Ponta um estímulo para quem está dando os primeiros passos na área.

– A maioria subiu poucas vezes no palco e estar no maior festival do mundo faz com que passem a encarar a dança com mais responsabilidade. É claro que o trabalho com as crianças é diferente, de uma forma mais lúdica – avalia Liziane, que traz participantes para o infantil pelo quarto ano e estreia hoje na dança contemporânea com Engrenagem.

Os premiados em primeiro, segundo e terceiro lugares voltam a se apresentar na sexta-feira, às 15h. Além de troféus, o campeão de cada categoria tem vaga garantida para a próxima edição do Meia Ponta, sem precisar passar pela seleção da curadoria. Os solistas vencedores que ultrapassarem a idade limite podem retornar na 33ª edição na categoria júnior da Mostra Competitiva.

Continua depois da publicidade

O quê: Meia Ponta

Quando: quarta e quinta, com sessões às 14h e às 16h. Tarde dos Campeões na sexta, às 15h

Onde: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen (Avenida José Vieira, 315, Joinville)

Quanto: os ingressos para os três dias estão esgotados