Quem não gosta de Carnaval – ou quem gosta, mas não deixa a cinefilia de lado nos dias de folia – tem uma ótima opção entre esta sexta-feira (8/2) e quinta-feira da semana que vem (14/2). Ao longo de sete dias, o Espaço Itaú de Cinema, localizado no Bourbon Country, apresentará seis filmes, alguns deles premiados nos festivais de Cannes, Veneza e San Sebastián, todos aguardados pelos cinéfilos. Com exceção de Atrás da Porta, os longas têm distribuição garantida no circuito brasileiro e devem estrear nos cinemas ao longo de 2013. Confira, a seguir, os detalhes de cada produção, os dias e os horários de exibição da mostra que recebeu o sugestivo título Fugindo do Carnaval.
Continua depois da publicidade
> KILLER JOE – MATADOR DE ALUGUEL
Premiado em Veneza, o filme da volta à forma do diretor William Friedkin, de O Exorcista (1973), já passou em Porto Alegre em sessões especiais da Seleção de Filmes Bourbon, realizada no ano passado. Volta, agora, para uma sessão única nesta sexta (8/2), às 19h. Estrelado por Matthew McConaughey, Emile Hirsch e Juno Temple, a trama tem violência gráfica à la Tarantino: narra uma insana sequência de erros a partir do momento em que um garoto e seu pai contratam um matador para assassinar sua mãe e resgatar seu seguro de vida. Classificação etária: 18 anos.
> DENTRO DA CASA
O mais recente longa do francês François Ozon (de 8 Mulheres) traz grande elenco (Kristin Scott Thomas, Fabrice Luchini, Emmanuelle Seigner) na trama sobre um rapaz de 16 anos que consegue entrar na casa de um colega de classe e resolve escrever sobre o fato em um trabalho escolar. Só que a invasão, ao ser levada a público, trará diversas consequências – e algumas reflexões sobre os limites da privacidade e a questão da educação na França contemporânea. O filme ficou com os troféus de melhor direção e roteiro do Festival de San Sebastián. Sessões neste sábado (9/2) e na próxima quinta-feira (14/2), ambas às 19h.
Continua depois da publicidade
> A CAÇA
O filme em exibição às 19h de terça-feira (12/2) deu a Mads Mikkelsen o troféu de melhor ator no Festival de Cannes. Tem sido ainda mais festejado pela crítica internacional do que o título anterior de seu diretor, o dinamarquês Thomas Vinterberg (que no tempo do Dogma 95 fez Festa de Família e, em 2010, causou impacto com Submarino). Na trama, um homem boa praça que trabalha em uma creche tenta reconstruir sua vida após um divórcio complicado. Até que uma menina de cinco anos inventa para a diretora que ele lhe mostrou suas partes íntimas – e o homem passa a sofrer todas as consequências do ato que não cometeu.
> 2 DIAS EM NOVA YORK
Dirigido e estrelado pela atriz francesa Julie Delpy (da trilogia Antes do Amanhecer), que antes já havia assinado 2 Dias em Paris (2007), este drama cômico narra a crise de um casal feliz a partir da chegada dos parentes da mulher à cidade em que eles moram. Delpy divide a cena com o comediante Chris Rock (ele interpreta o seu marido) e seu pai na vida real, Albert Delpy (ator francês visto em mais de uma centena de filmes desde a década de 1950). A pegada é mais ou menos a mesma de 2 Dias em Paris, ou seja, o que está em jogo é a estabilidade dos relacionamentos. Sessão quarta-feira (13/2), às 19h.
> ATRÁS DA PORTA
O filme que traz o veterano diretor húngaro István Szabó (de Mephisto) de volta aos cinemas brasileiros é um belo drama sobre o encontro de uma jovem escritora (Martina Gedeck) com uma empregada mais velha e um tanto misteriosa (Helen Mirren, em elogiada atuação). Quanto mais a amizade de ambas avança, mais vai-se descobrindo segredos do traumático passado da empregada, ligado à herança da II Guerra Mundial. Baseado no romance de Magda Szabó (1917 – 2007), o filme terá sessão no domingo (10/2), às 19h.
> PIETÁ
O grande vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza tem na direção o consagrado Kim Ki-duk, expoente do cinema sul-coreano com filmes como A Casa Vazia (2004) e Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera (2003). A história é a de um homem cruel empregado por agiotas com a tarefa de conseguir dinheiro dos devedores, pouco importa de que maneira. Até que, certo dia, uma mulher aparece em sua vida e diz ser sua mãe. Seu pedido de desculpas por tê-lo abandonado quando era pequeno vai amolecer seu coração? Exibição na segunda-feira (11/2), às 19h.
Continua depois da publicidade