O Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) segue com programação intensa no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Às 16h30 desta segunda-feira, o documentário Nego Bom de Pulo, Mestre Nô e a Capoeira da Ilha será exibido na Mostra DOC-FAM. Dirigido por Kiko Knabben, o documentário apresenta as primeiras gerações de capoeiristas em Florianópolis e como elas foram influenciadas por Mestre Nô, capoeirista baiano reconhecido internacionalmente.
Continua depois da publicidade
Veja como foi a noite de abertura do FAM
Às 19h é a vez do primeiro dia da aguardada Mostra de Curtas Catarinenses. Neste ano, oito produções locais participam da mostra competitiva nas noites de segunda e terça-feira.
Os filmes desta segunda-feira são:
Continua depois da publicidade
De Mitos a Bichos (documentário)
As narrativas Guaranis falam de um tempo mítico, quando os animais eram pessoas. Através da oralidade dos velhos, principalmente dos karaí (pajés), são repassados os valores éticos de solidariedade, espiritualidade, bondade e simplicidade, qualidades que as crianças aprendem desde cedo a desenvolver.
Direção: Cinthia Creatini da Rocha e Kátia Klock
Talvez Neve na Serra (ficção)
Yolanda prepara uma bolsa de água quente para se aquecer nas noites frias, enquanto aguarda notícias de sua filha, repórter do tempo na TV que espera a chegada da neve na Serra. Mas nesse inverno a neve custa a aparecer. Enquanto todos aguardam a neve na Serra, Yolanda será a única testemunha do espetáculo, em plena praia. Talvez, a distância entre mãe e filha seja somente uma ilusão do tempo.
Direção: Ricardo Weschenfelder
Querida Alice (ficção)
O dia está apenas começando para Nicolas, que corre eufórico até a casinha construída no playground todo seu. Mas, logo ao entrar, o garoto tem uma surpresa! Como se aquela manhã perdesse todo o sentido, ele volta a correr, desta vez para avisar seu pai de que há algo errado com Alice.
Continua depois da publicidade
Direção: Leandro Waltrick
Dona Bilica Naquele Tempo (documentário)
Dona Bilica é uma personagem que representa a cultura açoriana do litoral catarinense. Vinte anos após sua criação, a atriz Vanderléia Will vai ao encontro de antigos moradores de Florianópolis para recolher material para a montagem de um novo espetáculo. Retrata o processo através do qual esses encontros se transformaram num espetáculo teatral que celebra a memória de uma cultura ameaçada de extinção.
Direção: Renato Turnes
Filme paraguaio
Às 21h, encerrando a programação da segunda-feira, o longa de ficção Latas Vacías, do Paraguai, traz a história de Alfonso, um homem que acredita numa lenda popular sobre tesouros soterrados durante o passado bélico de seu país. Ele empreende uma busca pelo que acredita ser “la plata yvyguy” ( O Tesouro Escondido da Guerra da Tríplice Aliança).
Agende-se:
O quê: FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul)
Quando: 19 a 26 de junho
Onde: Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Trindade.
Quanto: gratuito
Confira a programação completa em: famdetodos.com.br