Em 2008, o Cine Santander apresentou um ciclo com o que seus curadores chamaram de “independentes clássicos” – filmes de Gus van Sant, Hal Hartley e David Lynch. Seis anos depois, o curador do espaço, João Pedro Fleck, retorna ao mesmo universo. Para um mergulho muito mais profundo – e diversificado. Continua depois da publicidade A mostra Cinema Independente Norte-Americano, que começa nesta sexta-feira e se estende até 1º de maio, apresentará 20 longas-metragens realizados desde os anos 1950 que incorporam preceitos da produção à margem da indústria. Integram a seleção os primeiros longas de realizadores como Martin Scorsese, Peter Bogdanovich e Sidney Lumet. E, também, o revolucionário Sem Destino (de Dennis Hopper, 1969), o Cidadão Kane dos filmes de zumbi (A Noite dos Mortos Vivos, de George A. Romero, 1968) e o histórico filme-denúncia A Tênue Linha da Morte (1988), no qual o diretor Errol Morris investiga o caso de um homem que foi condenado à morte pelo assassinato de um policial – crime que ele não cometeu. Três títulos da lista de 20 são inéditos na Capital: Open Five (2010) e Open Five 2 (2012), ambos de Kentucker Audley (que a revista LA Weekly apontou como “o mais fascinante ator dos filmes B norte-americanos da atualidade”), e o novíssimo Legs (2014), de Kevin Ford, diretor de clipes e do filme de bastidores da banda Jane?s Addiction Three Days (1999). Diversificado demais? É assim o que se convencionou chamar cinema independente americano: uma produção difusa, conectada mais por aspectos externos aos filmes (orçamentos, estrutura de produção) do que propriamente estéticos ou formais. Continua depois da publicidade Os filmes da mostra: > 12 Homens e uma Sentença, de Sidney Lumet, 1957
> O Milagre de Anna Sullivan, de Arthur Penn, 1962
> A Noite dos Mortos Vivos, de George A. Romero, 1968
> Na Mira da Morte, de Peter Bogdanovich, 1968
> Sem Destino, de Dennis Hopper, 1969
> O Amanhã Chega Cedo Demais, de Jack Nicholson, 1971
> Sexy e Marginal, de Martin Scorsese, 1972
> O Retorno dos Sete Amigos, de John Sayles, 1979
> Ela Quer Tudo, de Spike Lee, 1986
> A Tênue Linha da Morte, de Errol Morris, 1988
> Roger e Eu, de Michael Moore, 1989
> O Mariachi, de Robert Rodriguez, 1992
> Crumb, de Terry Zwigoff, 1994
> Napoleon Dynamite, de Jared Hess, 2004
> Open Five, de Kentucker Audley, 2010
> A Outra Terra, de Mike Cahill, 2011
> Open Five 2, de Kentucker Audley, 2012
> Sem Segurança Nenhuma, de Colin Trevorrow, 2012
> Smashed – De Volta à Realidade, de James Ponsoldt, 2012
> Legs, de Kevin Ford, 2014