O Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior realiza, nesta terça-feira, às 19 horas, no Teatro Juarez Machado, a Mostra Comunidade no Teatro, que reúne trabalhos cênicos dos alunos de oficinas de teatro ministradas pelo professor Robson Benta.
Continua depois da publicidade
>> Saiba tudo sobre os eventos culturais de Joinville e região
-No teatro, o Programa de Extensão segue a linha de inclusão, atendendo uma grande demanda de públicos específicos, como a terceira idade, pessoas com deficiência intelectual e portadores de distúrbios mentais. São públicos que encontram na arte a oportunidade de ressocialização, do desenvolvimento do protagonismo e da autoestima-, explica o professor.
O evento tem entrada gratuita e é uma realização da Escola de Artes Fritz Alt, Casa da Cultura Fausto Rocha Jr, Fundação Cultural e Prefeitura de Joinville, com apoio do Teatro Juarez Machado e da Associação de Amigos da Casa da Cultura.
As cinco turmas que participam da Mostra Comunidade no Teatro integram projetos culturais de instituições da cidade que atuam no atendimento a idosos e pessoas com deficiência intelectual ou com distúrbios mentais.
Continua depois da publicidade
As oficinas de teatro realizadas nestes locais e instituições integram o Programa de Extensão Comunitária da Casa da Cultura e contam com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social.
A programação da Mostra Comunidade no Teatro inicia com um trabalho cênico dos alunos do Laboratório de Teatro do NAIPE, projeto que integra o programa de inclusão sociocultural Arte para Todos – desenvolvido pelo IMPAR – Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento; e segue com as turmas de alunos de teatro da ADESD e do SOIS.
A parte final dá espaço aos trabalhos das alunas de terceira idade, com o Grupo Novo Tempo, que desta vez leva ao palco suas inquietações sobre o fazer teatral, e com as alunas/atrizes do CCI – Centro de Convivência do Idoso, que escolheram o “tempo” como temática para a estreia de sua segunda peça teatral.
-A empolgação tomou conta deste grupo de senhoras, que se atreveu a investigar como é o teatro por dentro. Confesso que minhas energias se renovam a cada encontro com elas. Vejo em cada rosto a realização de um projeto. Algumas porque sonharam um dia fazer teatro, outras que perseguiram o protagonismo de suas vidas e hoje sentem-se mais vivas, mais alegres-, revela Robson Benta.
Continua depois da publicidade