O rapaz morto em uma ação policial que ocorreu na manhã desta segunda-feira foi identificado. Trata-se de um adolescente de 17 anos. O nome dele não será divulgado para não expor a família, conforme orientação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Continua depois da publicidade
O caso ocorreu na comunidade Cidade Alta, no bairro Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis. Segundo a polícia, a morte ocorreu em confronto. Policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) pretendiam abordar uma casa para apreender armas longas, mas teriam sido recebidos com tiros.
O jovem morto já vinha sendo monitorado pelos policiais. Um vídeo que circula pelo WhatsApp mostra o rapaz sendo filmado na comunidade. Segundo a PM, o adolescente tinha antecedentes infracionais, na maioria, por roubo.
Segundo o tenente-coronel Marcelo Pontes, do 4º Batalhão, a operação foi organizada pela manhã para evitar o confronto e surpreender as pessoas dormindo. No entanto, ao chegar no local, a guarnição, segundo o comandante, foi recebida a tiros, inclusive de fuzil.
Continua depois da publicidade
Pelo menos três homens que estavam fora da casa teriam atirado contra a guarnição. Dois teriam fugido para uma área de vegetação e um foi baleado. Os bombeiros foram acionados para prestar atendimento, mas o homem acabou morrendo no local. O chamado dos bombeiros foi registrado pouco antes das 7h. Os policiais apreenderam uma pistola, munições e uma quantia de droga.
Em novembro, outro adolescente foi morto durante uma suposta troca de tiros entre policiais e traficantes no Morro do Mocotó. O confronto também ocorreu com uma equipe do Pelotão de Patrulhamento Tático de Florianópolis.