O suspeito de assassinar Ditmar Walzburger, 53, em Blumenau, foi preso preventivamente nesta segunda-feira (6), depois de passar um mês detido de forma temporária. O pedido da Polícia Civil ocorreu após a investigação apontar novos detalhes do crime. Conforme as autoridades, o morador foi morto a golpes de faca e facão enquanto dormia dentro da própria casa, no bairro Itoupava Norte.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
O inquérito já foi finalizado pelo delegado Bruno Fernando e enviado ao Ministério Público. Ele conta que a perícia indicou que Ditmar dormia quando recebeu os primeiros golpes. O autor, de 35 anos, teria cometido o homicídio depois de saber que Ditmar proibiu as pessoas de usarem a casa dele, na região da Romário Badia, para o uso de drogas.
O local era frequentado por usuários que compravam os entorpecentes pelas redondezas, explicou o delegado.
O suspeito teria ameaçado a vítima por conta da decisão. Foi então que, em dezembro do ano passado, entrou no imóvel e atacou o homem, que dormia no quarto. As lesões foram tão graves que o crânio do morador chegou a afundar. Na mesma semana do assassinato, a residência foi incendiada, situação que segue em investigação.
Continua depois da publicidade
Em um dos depoimentos, o suspeito alegou legítima defesa, algo que foi descartado pelos peritos, que identificaram que o homem dormia no momento do ataque.
— É uma versão fantasiosa, sem o menor cabimento — disse Bruno.
O preso já tinha passagens por crimes de furto, receptação e roubo. Ele, que não teve o nome revelado, foi indiciado por homicídio duplamente qualificado pelo motivo torpe e pela impossibilidade de defesa da vítima.
Leia também
Cobrança por mais ônibus em Blumenau une 70 associações de moradores