Os dados de vítimas fatais da Covid-19 estão mudando ao longo dos últimos meses em Joinville, desde o início da campanha de vacinação contra o coronavírus. Embora a maior cidade de Santa Catarina ainda tenha o maior número de casos da doença, o avanço da vacinação – principalmente com a imunização de pessoas dos grupos de risco – já traz sinais visíveis.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Conforme os dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), levantados pela equipe da NSC TV, o mês de junho teve o menor número de mortes por Covid-19 em Joinville desde o início do ano: 100 óbitos até esta terça-feira (29). O número está levemente abaixo dos meses de janeiro e fevereiro, quando a cidade teve 116 e 110 óbitos, respectivamente.
No entanto, os números de junho estão bem abaixo dos últimos meses, quando houve um pico na pandemia com o colapso do sistema de saúde. Em março foram 316 mortes por Covid-19, em abril 266 e, em maio, 161.
> Junho é “melhor” mês na vacinação contra Covid em Joinville desde início da imunização
Continua depois da publicidade
Outro número que mostra uma mudança no perfil da pandemia em Joinville nos últimos meses é a idade das vítimas fatais. Em janeiro, antes do início da imunização contra a Covid no Brasil, a média de idade das pessoas que morriam pela doença em Joinville era de 72 anos. Em março o número estava em 68 e, em junho, caiu para 63 anos.
Conforme as recomendações dos órgãos de saúde, as vacinas têm como principal efeito imediato a redução do número de casos graves da Covid-19. As pessoas ainda podem se infectar com o vírus, mas a imunização reduz drasticamente a chance do quadro evoluir para sintomas graves que necessitam de atenção especial, e que podem levar à morte.
Leia também
Compra de vacinas contra Covid-19 no Brasil ganha ares de escândalo
4 motivos para não escolher a marca da vacina contra a Covid-19
Fila de espera por leitos de UTI Covid-19 em SC tem 4 pacientes e é a menor desde março