A morte de um jovem de 28 anos em Canoinhas, cidade do Norte de Santa Catarina, está sendo investigada como suspeita de leptospirose. O município foi fortemente atingido por chuvas e alagamentos nas últimas semanas e a hipótese da causa do óbito foi levantada por conta dos sintomas, já que a doença pode ser contraída em contato com água contaminada em enchentes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

A morte ocorreu na quinta-feira (19) e o resultado dos exames deve sair ainda nesta semana. Além de leptospirose, há suspeita de hantavirose. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que investiga o óbito, ele também tinha sintomas dessa doença.

As duas patologias estão ligadas ao contato com a urina e outras secreções de ratos, presentes na água de enchentes. A bactéria entra no corpo por meio de ferimentos ou através da pele mesmo, em contato com a água contaminada. Por esta razão, o risco é maior em cidades que passam por alagamentos, como é o caso de Canoinhas.

Os sintomas das doenças são parecidos com os de uma gripe forte e incluem febre alta, dor de cabeça e dores pelo corpo. Nos casos mais graves, conforme o g1, a pele fica amarelada, há o surgimento de sangramentos e dificuldade respiratória.

Continua depois da publicidade

Leia também

Os crimes da “superdenúncia” contra coach de emagrecimento em SC, médicos e nutricionistas

Clínica de coach em Joinville e Balneário Camboriú funcionava até como “farmácia”, diz MP