A morte de uma adolescente, de 17 anos, com golpes de faca é investigada como feminicídio em Rio Negrinho, no Planalto Norte de Santa Catarina. A principal suspeita é a namorada da vítima, de 16 anos, que foi apreendida pela Polícia Militar (PM) na tarde desta quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Conforme o delegado Rubens Passos de Freitas, responsável pela investigação, o inquérito policial, inicialmente, foi instaurado por este crime por que as duas adolescentes mantinham um relacionamento. A morte da jovem teria acontecido justamente pelo término da relação.
— Configura um feminicídio porque as duas eram namoradas, e o crime aconteceu após uma discussão pelo término do relacionamento — explica Freitas.
Apesar da maioria dos crimes de feminicídio serem praticados por homens, as mulheres também podem ser autoras deste tipo de delito. O artigo do código penal tipifica este crime quando a morte acontece por "razão da condição de sexo feminino", entrando nesta condição delitos no contexto de violência doméstica ou familiar praticado por pessoas do sexo masculino ou feminino.
Adolescente já foi ouvida
Conforme o delegado, a adolescente suspeita foi apreendida na casa dos pais momentos após o crime. Em depoimento à polícia, ela disse que as duas discutiram por causa do fim do relacionamento e que a vítima teria tentando acertá-la com uma faca. Entretanto, a suspeita ainda afirmou que conseguiu retirar a faca da mão da namorada e, em ação de defesa, acertou facadas nela.
Continua depois da publicidade
A jovem foi ouvida na tarde de quarta e estava acompanhada do pai e do advogado do caso. Duas testemunhas ainda devem ser ouvidas pela polícia nos próximos dias para corroborar com as investigações. A suspeita está apreendida na delegacia da cidade, mas o delegado deve representar pela internação provisória da garota enquanto o crime é investigado.
— Ela foi apreendida em flagrante, mas hoje de tarde vou representar pela internação provisória da adolescente. Ela alegou, em depoimento, legitima defesa e até mostrou um corte na mão que teria sofrido durante a discussão — completa.