A morte de um idoso por Covid-19 no último fim de semana quebrou a maior sequência de dias sem óbitos pela doença em Blumenau desde o início da pandemia. Foram mais de duas semanas sem registro de falecimento por coronavírus. A quantidade de novos casos também é uma das menores desde a chegada do vírus, no começo de 2020.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Nesta segunda-feira (4), um homem de 78 anos morreu em Blumenau vítima de coronavírus, informou a prefeitura. No sábado (2), outro morador, de 67 anos, também faleceu no hospital. A morte dele quebrou a sequência de 18 dias sem perdas pela doença, a maior desde maio de 2020.
Com isso, março também se tornou um dos meses com o menor número de vítimas da pandemia: oito.
A última vez que o município ficou tantos dias sem mortes foi em maio de 2020, quando houve 17 dias sem registros e o vírus começava a fazer as primeiras vítimas. Depois, picos e recordes negativos marcaram o avanço da doença pela região.
Continua depois da publicidade
O cenário só começou a mudar com a chegada da vacina. E é a ela que o infectologista Amaury Mielle credita parte dessa fase mais estável, que surge depois da alta de casos impulsionada pela variante ômicron.
— A ômicron encontrou a população imunizada, seja pela vacina ou pela doença. Foi um cenário mais favorável, além de ser uma variante menos agressiva — avalia.
Ele ressalta, porém, a importância de não deixar a vacina de lado. A terceira dose é essencial para poder chamar o indivíduo de imunizado. No caso de pessoas mais vulneráveis, a quarta aplicação é altamente recomendada.
Em Blumenau, mais de 286 mil habitantes tomaram a primeira dose. Os que buscaram a aplicação de reforço, no entanto, somam quase 113 mil.
Continua depois da publicidade
Pandemia em Blumenau
Nesta segunda havia apenas três blumenauenses internados em UTIs e 95 infectados. Desde o final de março a quantidade de casos ativos não chega aos três dígitos. A média móvel é de 25,7, estável há dez dias.
A taxa de letalidade em Blumenau é de 0,66%, abaixo da média estadual de 1,29%. Até o momento, 762 pessoas morreram na cidade por conta da Covid-19.
Leia também
Morre em Blumenau o engenheiro Paulo França
O papel do prefeito de Blumenau na campanha de Carlos Moisés
Por que Blumenau quer ser irmã da cidade onde nasceu Fritz Müller