Aderbal João Rosa Filho, o Deba, jornalista e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC), morreu nesta terça-feira (29), aos 62 anos. Deixa um legado na comunicação catarinense. Amigos, colegas e familiares prestaram homenagens a Deba.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O Sindicato dos Jornalistas lamentou a morte do jornalista. “O SJSC perde muito com a partida de Deba, perde a experiência, a força de luta, a capacidade de indignação com as injustiças cometidas contra a categoria e a classe trabalhadora de uma maneira geral, mas principalmente, perde um militante com enorme fé na humanidade e esperança em um futuro mais justo para todas e todos. Vai em paz Deba, certo de que seguiremos para continuar aquilo que você começou e perpetuou, a esperança em dias melhores para a classe trabalhadora!”, escreveu a entidade, em uma nota nas redes sociais.

Atualmente, Deba era assessor da vereadora Tânia Ramos (PSOL). A parlamentar também manifestou o luto em uma publicação. “Amigo, acima de tudo, assessor parlamentar do nosso mandato, jornalista e militante histórico do PSOL. Ele deixa um vazio em nossas vidas.”

O também psolista Leonel Camasão lamentou a morte de Deba. “Tive o privilégio de estar na direção do sindicato com Deba por nove anos […] Registro aqui meu abraço à família, amigos e colegas nesse momento tão difícil. Descanse em paz, camarada!”

O PSOL de Santa Catarina também publicou uma nota de pesar pela morte do jornalista, que também foi dirigente histórico do partido. Ele atualmente presidia o diretório municipal do partido em Biguaçu, onde morava.

“Perdemos hoje um grande companheiro. Deixamos nosso fraterno abraço a toda a família, aos seus inúmeros amigos e a toda sua companheirada que hoje está de luto”, cita a nota.

A Câmara de Vereadores de Florianópolis se manifestou nos stories, lamentando a morte:

“É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Florianópolis recebe a notícia de falecimento de Aderbal João da Rosa Filho. Mais conhecido como “Deba”, era jornalista e assessor parlamentar da vereadora Tânia Ramos, e também ex-presidente do Sindicatos dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC).
A Câmara expressa seus sentimentos e deseja que os corações enlutados possam ser consolados nesse momento de profunda dor e tristeza.
Descanse em paz!”

A Associação Catarinense de Imprensa também se manifestou, em uma nota:

“A Associação Catarinense de Imprensa – Casa do Jornalista registra com profundo pesar o falecimento do jornalista e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Aderbal João da Rosa Filho.
Deba, como era conhecido, foi uma das figuras mais importantes da imprensa catarinense, tendo tido papel fundamental na luta pelos direitos da profissão e em todas as negociações promovidas pelo Sindicato nos últimos 30 anos.
De temperamento afável, Deba conduziu com firmeza a entidade sindical, sempre construindo pontes por meio do diálogo. Mesmo após deixar a presidência, permaneceu trabalhando no Sindicato, muitas vezes desempenhando atividades com os próprios recursos.
Deixa uma lacuna na imprensa catarinense!
A ACI manifesta solidariedade à família, aos amigos e a todos os colegas do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, pela enorme perda!”

Leia também

Morre ex-presidente do Avaí Décio Girardi em Florianópolis: “Perda inestimável”

Morre Dona Erica, sogra de Topázio Neto, aos 102 anos em Florianópolis