A morte de um cachorro identificado com o vírus da raiva no bairro Paranaguamirim, em Joinville, motivou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) e a Gerência Regional de Saúde de Joinville a iniciar um bloqueio vacinal no local contra a doença. A ação começou na segunda-feira (7).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

De acordo com a Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina, o animal apresentava um machucado, recebeu atendimento veterinário, mas acabou morrendo dias depois. Houve a suspeita da doença e então foi feita a coleta de amostra e encaminhada para análise laboratorial, e o resultado deu positivo.

AN 100 anos

A vacinação de bloqueio consiste em imunizar toda a comunidade em casos de surtos de doença, e o principal objetivo desse tipo de vacinação é impedir que novas ocorrências apareçam, conforme explica João Augusto Brancher Fuck, diretor da DIVE/SC.

Continua depois da publicidade

— O bloqueio vacinal é uma atividade prevista pelo Ministério da Saúde diante da identificação de um caso de raiva animal em animais domésticos. Nessa atividade, ocorre a busca ativa de animais doentes e mortos na região e a vacinação de cães e gatos em um raio de 300 metros a partir do caso identificado — afirma.

A DIVE alerta a população a ficar atenta ao comportamento estranho dos animais. Qualquer alteração de comportamento como inquietação, aumento de agressividade, paralisias dos membros e fotofobia (medo da luz), deve ser observada e comunicada para a Secretaria Municipal de Saúde.

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Como será o primeiro prédio do Cidade das Águas, em Joinville

Mulher vai a entrevista de emprego e acaba presa em SC

Bombeiro que morreu em Joinville deixou esposa e filho de 4 anos: “Ainda espera pelo pai”