Um homem apaixonado pela vida, pelo trabalho e pela família. Assim é possível resumir Anderson Martins Cardoso, de 52 anos, pelas palavras de quem o conheceu. O bombeiro de Tubarão morreu no sábado (1º) ao tentar salvar um homem que se afogava no rio da cidade localizada no Sul de Santa Catarina. Anderson deixa dois filhos e a esposa.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A história dele com a companheira, inclusive, ganhou repercussão nacional em 2021 ao virar reportagem no Fantástico, na Rede Globo. Ambos bombeiros, Anderson pediu a então namorada Fabíola em casamento durante uma simulação de incêndio. O cartaz chamuscado virou lembrança de um dia que emocionou não só o casal, mas todos os colegas que assistiram à cena.

“O Anderson me ensinou que não há idade para viver uma paixão e se tornou o ‘bombeiro mais romântico no Brasil’ quando pediu a esposa em casamento durante o treinamento de combate a incêndio”, escreveu o amigo Jackson Laurindo.

Veja fotos da vítima

Continua depois da publicidade

O relato dele se soma a inúmeros nas redes sociais de pessoas próximas a Anderson. Colecionador de amizades, o homem era querido por todos. “Uma pessoa que nasceu para proteger, cuidar e servir”, disse outro amigo, Rodrigo Moratelli. “Um filho, um pai, um apaixonado, um companheiro, um colega e um amigo, daqueles que você se orgulha”, continuou.

Anderson era 2º sargento dos bombeiros militares, mas estava atuando na Secretaria de Proteção e Defesa Civil como coordenador regional em Tubarão. Mesmo afastado do dia a dia como socorrista, nunca deixou a missão de lado.

“Perder o Anderson me causa uma dor gigante no peito, mas me conforta saber que ele partiu do jeito que viveu, buscando ajudar os outros acima de qualquer coisa”, comentou Jackson Laurindo.

No sábado, ao passar de carro perto do rio em Tubarão, percebeu um homem se afogando e entrou na água para salvá-lo. Nenhum dos dois conseguiu retornar e uma guarnição de mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar iniciou as buscas ainda naquela tarde. Anderson foi encontrado já sem vida.

Continua depois da publicidade

O velório dele ocorre em Tubarão, na funerária São Mateus, no bairro Morrotes. A cremação está prevista para as 15h30min deste domingo (2) no crematório São Mateus, em Capivari de Baixo.

Já a segunda vítima ainda não foi localizada. Os bombeiros militares retomaram as buscas na manhã deste domingo. Mergulhadores fazem varreduras no rio, na região em que o episódio aconteceu.

Leia também

Inauguração de hospital em Florianópolis tem princípio de confusão e spray de pimenta