A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) confirmou no início da noite desta quinta-feira (23) que a morte do agente penitenciário Luiz Carlos Coelho ocorreu por causa da covid-19.

Continua depois da publicidade

O agente trabalhava na Penitenciária de Itajaí e morreu com problemas respiratórios nesta quinta-feira. Luiz Carlos tinha 66 anos e era agente penitenciário desde agosto de 2010. A Secretaria de Administração Prisional emitiu nota lamentando a perda do servidor.

> Com mais 49 mortes, SC passa a marca de 800 óbitos por coronavírus

Segundo a secretaria, o agente estava afastado desde que apresentou sintomas, mas antes disso estava trabalhando normalmente.

O agente penitenciário é a segunda morte confirmada por covid-19 no sistema prisional de Santa Catarina. Até esta quinta-feira, a única morte havia sido de um detento ocorrida em junho, em Itapema, no Litoral de SC.

Continua depois da publicidade

Segundo o último boletim da Secretaria de Administração Prisional, até esta quinta-feira o sistema prisional do Estado tinha 915 casos confirmados de covid-19. Desses, 175 eram servidores, 21 funcionários de outras, 716 presos e três adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

> Coronavírus já tirou das ruas quase 500 policiais em Santa Catarina

Dos 915 casos, 198 são considerados recuperados. Outras 201 pessoas que tiveram contato com suspeitos ou confirmados ou que deram entrada no sistema prisional são monitorados. As unidades de SC têm ainda 374 casos considerados suspeitos.

> ​> Veja a evolução da pandemia em SC em um mapa interativo