O trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, deve operar em pista simples durante a noite, até sexta-feira (19). Neste período, todo o tráfego deve ser desviado para a pista Sul, com uma faixa reversível.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O trecho foi parcialmente liberado nesta terça-feira (16) após uma queda de barreira e a abertura de uma cratera no trecho, o que deixou o trânsito interditado desde sábado (13).
Durante o dia, o tráfego segue com duas faixas no sentido sul e uma faixa fluindo no sentido norte. Estas mudanças são do km 233 até o km 235,1, com previsão de término às 6h, já a partir desta sexta.
O fim dos trabalhos ainda depende das condições climáticas. Estão previstos serviços de limpeza e desobstrução de drenagem, limpeza de vegetação, troca do pavimento (o antigo deve ser removido e recomposto), além da continuação da demolição de rochas maiores.
Continua depois da publicidade
O trecho é administrado pela Arteris Litoral Sul.
Veja imagens dos trabalhos desta terça-feira
Liberação deve ocorrer em até 48 horas
O gerente da Arteris, José Júnior, disse à equipe da NSC TV nesta terça que a expectativa é liberar completamente o trecho em até 48 horas. Segundo José, a liberação completa ainda vai depender da condição climática, já que a chuva permanece na região.
O gerente da Arteris cita que, nessas mais de 50 horas de interdição, foram mais de oito ocorrências registradas no local desde o fim de semana. Neste período, mais de 100 pessoas e 50 equipamentos foram envolvidos nos trabalhos, que só dão trégua quando se percebe que há risco para os trabalhadores.
— O fator principal que complicou a liberação foi a quantidade de chuvas que tivemos nesses últimos dois dias. Trabalhar nessa condição realmente era muito difícil. Havia risco para as equipes que estavam trabalhando, removendo material, e também de cair mais material. E até pra gente ter noção de tudo que tinha acontecido desde a noite de sábado. Então, só após a gente ter uma boa ideia do que aconteceu, do que podíamos fazer de forma emergencial pra devolver a rodovia em uma condição segura, foi que optamos em fazer a liberação hoje pela manhã — explica José Júnior.
Continua depois da publicidade
Interdição no Morro dos Cavalos
No sábado (13), houve uma queda de barreira e, por isso, foi feito bloqueio preventivo no km 229, sentido Sul, e no km 234, sentido Norte.
A Arteris Litoral Sul liberou uma faixa no sentido Norte às 6h10min desta terça-feira (16), no km 236. Já no sentido Sul, houve a liberação de duas faixas para fluidez do trânsito no km 229.
Além da queda de barreira, uma cratera se abriu na pista, por isso, foi necessário esperar a chuva dar trégua para fazer o conserto do trecho.
As filas quilométricas deixaram pessoas por horas paradas. Um grupo de turistas argentinos chegou a ficar 48 horas no engarrafamento, em um ônibus, e precisou voltar em outro veículo escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para Balneário Camboriú, de onde tinham saído.
Continua depois da publicidade
Confira o comboio de veículos após a liberação
Leia também
Horas de espera e sem banheiro: o drama de quem aguarda a liberação do Morro dos Cavalos
BR-101 no Morro dos Cavalos chega ao segundo dia de interdição com 15 quilômetros de filas