Quem viaja pela SC-406, em direção ao Sul da Ilha de Santa Catarina se depara com a vista do Mirante do Morro das Pedras. Logo abaixo, em um recuo da rodovia, turistas, viajantes, e até a comunidade local costuma parar tirar fotos e apreciar a paisagem. No entanto, há quatro meses, a praia do Morro das Pedras está com a mureta de proteção caída, depois que um motorista derrubou o equipamento que já estava desgastado pela maresia, deixando a borda sem segurança entre o acostamento e a praia. (veja fotos abaixo).

Continua depois da publicidade

Clique para entrar na comunidade do WhatsApp

— É um risco passar por ali, eu já vi crianças brincando e tive que avisar as mães para não deixarem eles chegar perto da borda. — conta Márcio Milequi, que trabalha em uma barraca de caldo de cana.

Márcio Milequi vende caldo de cana no Morro das Pedras há 5 anos (Foto: Tiago Ghizoni/DC)

Milequi, que trabalha no local há 5 anos, revela que a praia do Morro das Pedras está com a mureta de proteção caída há cerca de quatro meses, quando um motorista que parou para apreciar a vista encostou o carro na borda: — o ferro já estava enferrujado por conta da maresia, então quando ele bateu ali terminou de quebrar.

Roberto Gercino dos Santos é vice-presidente da Associação Comunitária do Morro das Pedras e já vive na comunidade há 52 anos. O morador conta que essa mureta de proteção passou por sua última manutenção por volta de 10 anos atrás, mas com a erosão da maresia já é necessário uma nova reforma. — Falta um olhar crítico do Estado de perceber o risco e trocar a mureta.

Continua depois da publicidade

A área é de reponsabilidade do Estado de Santa Catarina. Segundo a Superintendência de Obras civis e Hidráulicas, existe um projeto em andamento para realizar a manutenção desse guard rail. A assessoria explica que ainda está em processo de elaboração para adequar-se à legislação, mas que o edital deve sair até o primeiro semestre de 2024.

A presidente da associação comunitária, Michele Costa da Silva, conta que desde que assumiu a gestão, em 2020, está pleiteando para que o local seja revitalizado, e este ano o projeto teria sido aprovado.

— Foi um alívio depois de tanto tempo batendo nessa tecla. — diz Michele.

A Prefeitura de Florianópolis foi contatada para confirmar a aprovação do projeto, mas não houve retorno até o fechamento desta reportagem. O espaço, entretanto, segue aberto.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Governo de Santa Catarina vai mudar controle de ponto de servidor

Cidade da Grande Florianópolis terá quatro novas avenidas; veja onde

Ameaças, atentados e medo: fiscais relatam hostilidade de construtores em Florianópolis