Quem viaja pela SC-406, em direção ao Sul da Ilha de Santa Catarina se depara com a vista do Mirante do Morro das Pedras. Logo abaixo, em um recuo da rodovia, turistas, viajantes, e até a comunidade local costuma parar tirar fotos e apreciar a paisagem. No entanto, há quatro meses, a praia do Morro das Pedras está com a mureta de proteção caída, depois que um motorista derrubou o equipamento que já estava desgastado pela maresia, deixando a borda sem segurança entre o acostamento e a praia. (veja fotos abaixo).
Continua depois da publicidade
Clique para entrar na comunidade do WhatsApp
— É um risco passar por ali, eu já vi crianças brincando e tive que avisar as mães para não deixarem eles chegar perto da borda. — conta Márcio Milequi, que trabalha em uma barraca de caldo de cana.
Milequi, que trabalha no local há 5 anos, revela que a praia do Morro das Pedras está com a mureta de proteção caída há cerca de quatro meses, quando um motorista que parou para apreciar a vista encostou o carro na borda: — o ferro já estava enferrujado por conta da maresia, então quando ele bateu ali terminou de quebrar.
Roberto Gercino dos Santos é vice-presidente da Associação Comunitária do Morro das Pedras e já vive na comunidade há 52 anos. O morador conta que essa mureta de proteção passou por sua última manutenção por volta de 10 anos atrás, mas com a erosão da maresia já é necessário uma nova reforma. — Falta um olhar crítico do Estado de perceber o risco e trocar a mureta.
Continua depois da publicidade
A área é de reponsabilidade do Estado de Santa Catarina. Segundo a Superintendência de Obras civis e Hidráulicas, existe um projeto em andamento para realizar a manutenção desse guard rail. A assessoria explica que ainda está em processo de elaboração para adequar-se à legislação, mas que o edital deve sair até o primeiro semestre de 2024.
A presidente da associação comunitária, Michele Costa da Silva, conta que desde que assumiu a gestão, em 2020, está pleiteando para que o local seja revitalizado, e este ano o projeto teria sido aprovado.
— Foi um alívio depois de tanto tempo batendo nessa tecla. — diz Michele.
A Prefeitura de Florianópolis foi contatada para confirmar a aprovação do projeto, mas não houve retorno até o fechamento desta reportagem. O espaço, entretanto, segue aberto.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Continua depois da publicidade
Leia também
Governo de Santa Catarina vai mudar controle de ponto de servidor
Cidade da Grande Florianópolis terá quatro novas avenidas; veja onde
Ameaças, atentados e medo: fiscais relatam hostilidade de construtores em Florianópolis