Atualização: diferentemente do que havia publicado anteriormente, a morte de Vany foi causada por causa de uma infecção hospitalar. Ela havia realizado um procedimento cirúrgico por causa de um tumor no intestino há aproximadamente 15 dias. A matéria original foi corrigida.
Continua depois da publicidade
A pianista Vany Knoll, 80 anos, morreu por volta das 8h30 deste sábado em Joinville. A senhora fazia tratamento para Mal de Parkinson e havia feito uma cirurgia, há cerca de 15 dias, por causa de um tumor no intestino. A morte foi ocasionada por uma infecção hospitalar. Professora, ela se dedicou durante anos a formação de jovens musicistas e ainda a desenvolver a área musical na cidade.
— A dona Vany era muito mais que uma instrumentista, ela era uma pessoa de influência positiva em Joinville. Ajudou na criação da Casa da Cultura, formou deseja de pianistas e batalhava pelo crescimento musical na cidade – conta Fabricia Piva, 45 anos, violinista, maestrina e amiga de Vany.
Para contribuir com o desenvolvimento da área musical na cidade, Vany fundou, em 1968, o Conservatório de Música Professora Vany Knoll – uma das primeiras unidades da cidade a contar com a formação técnica na área. Um dos principais objetivos do conservatório é incentivar a música, já que para a instrumentista a educação musical é elemento fundamental para educação do indivíduo.
Além do conservatório, Vany deu aulas particulares de piano e também durante quase 40 anos em escolas tradicionais da rede estadual de ensino, como Germano Timm e o Conselheiro Mafra. A pianista deixa um importante legado para a história da música erudita na cidade, com a formação de músicos, que dão aula, continuaram a formação em universidades e até saíram do Brasil.
Continua depois da publicidade
— A minha vida musical iniciou com o maestro Tíbor Reinsner, a dona Vany tocava junto do maestro. Ela me acompanhou durante toda a vida, nas minhas orquestras. Eu sempre admirei muito a força dela — lamenta.
O velório de Vany aconteceu na capela da rua Borba Gato. Ela será sepultada no Cemitério Municipal de Joinville.
Assista a homenagem prestada por Fabricia à Vany nas redes sociais: