Sylvio Sniecikovski morreu nesta quinta-feira, aos 90 anos, em Joinville. Ele era professor, foi um dos fundadores da Escola Técnica Tupy e atuou como secretário de educação de Joinville, entre outras atividades. 

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Natural de Palmeira, no Paraná, Sylvio mudou para Joinville em 1953, quando aceitou o convite de Anna Harger, diretora do Colégio Bom Jesus, para dar aulas de matemática na instituição particular. Após detacar-se, foi convidado por Hans e Raul Schmidt, donos da Fundição Tupy, para liderar o projeto da escola: formar profissionais capacitados para trabalhar na fundição era um dos principais objetivos da instituição de ensino.

Sob a liderança de Sylvio — que dirigia a escola e lecionava matemática, física e desenho — foi criado o primeiro centro de tecnologia da cidade, com laboratórios para o desenvolvimento e a criação de produtos. Ele fez parte do quadro de profissionais da Escola Técnica Tupy até 1989. Também fez parte do Conselho Estadual de Educação e tornou-se secretário educação de Joinville, cargo que ocupou entre 1997 e 2008.

Em 2014, ele lançou sua biografia: “Sonhar só Faz Bem”, escrita por Francisco Britto, no qual conta a trajetória de criação da Escola Técnica Tupy. O educador foi homenageado ao ter uma escola pública municipal de Joinville batizada com seu nome. A Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski, fundada em 2006, fica na Avenida Plutão, no bairro Jardim Paraíso. 

Continua depois da publicidade

A família não divulgou a causa da morte. Ainda não há informações sobre velório e seputalmento.

Leia também

> Com demanda por até 100 médicos, Joinville abre contratação emergencial

> MP apoia em Joinville proposta de divulgação de lista de vacinados contra Covid-19