Morreu nesta sexta-feira (26) Stephen Sondheim, o maior compositor da história do teatro musical da Broadway, e que foi responsável por definir os padrões do gênero norte-americano. Sua morte foi confirmada pelo americano The New York Times, com informações do advogado e amigo F. Richard Pappas, que descreveu o falecimento como repentino.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Sondheim estava em sua casa em Roxbury, no estado americano de Connecticut, e tinha 91 anos. Na quinta-feira, ele tinha celebrado o dia de ação de graças em um jantar com amigos.
O letrista foi um dos nomes mais reverenciados na segunda metade do século XX e acumulou sucessos desde os anos 1950, escrevendo as canções de clássicos como West Side Story (que está ganhando uma nova adaptação cinematográfica, assinada por Steven Spielberg) e Gypsy.
> Grammy 2022 anuncia indicados; Olivia Rodrigo concorre às quatro principais categorias
Continua depois da publicidade
Sua originalidade o firmou como um iconoclasta, desafiando as noções clássicas do palco, fazendo músicas até para um barbeiro assassino, como em Sweeney Todd, de 1979. Com este musical, ganhou um dos oito prêmios Tony – o mais prestigiado do teatro norte-americano – que acumulou desde 1971; por Company, até 1994, com Passion, além de um especial, pelo conjunto da obra. Também acumulou oito prêmios Grammy.
Leia também:
> Confira todos os lançamentos de dezembro de 2021 na Netflix
> Incêndio na boate Kiss vai ser tema de série documental da Netflix
> Temporada de premiações do cinema já começou; entenda como funciona