Morreu na tarde desta segunda-feira (9) o artista plástico Silvio Pléticos. Aos 95 anos, o artista croata radicado em Santa Catarina há quase cinco décadas — e considerado por críticos um divisor de águas na história da arte catarinense — faleceu no Hospital de Florianópolis e a causa da morte foi uma insuficiência respiratória aguda, por um quadro de pneumonia. O velório será nesta terça-feira (10), ás 8h, no CIC (Centro Integrado de Cultura), na Sala Lindof Bell.

Continua depois da publicidade

Pléticos nasceu em Pula, na Croácia, quando a cidade banhada pelo mar Adriático ainda pertencia à Itália. Nasceu numa família caipira. Pai e mãe morreram e ele foi deslocado para um orfanato onde freiras espancavam crianças e as deixavam passar fome. Ainda adolescente conheceu diferentes ofícios: ferreiro, confeiteiro, até em submarino trabalhou.

— Quer saber de uma coisa? Se eu tenho 90 anos foi graças àquela fome. Na guerra os outros morriam. Mas eu não. Porque eu ainda podia comer as páginas de caderno. Mas as freiras controlavam e contavam as folhas. E se continuava, apanhava — lembrou o artista em uma entrevista concedida à NSC, em 2014.

Ele veio para o Brasil em 1961, porque já tinha um irmão que morava aqui. O plano inicial era ir para Austrália. Começou a vida brasileira em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, maravilhado pela natureza, a abundância de frutos e plantas, mas encontrou um país provinciano do ponto de vista artístico. Quando chegou a Santa Catarina, à época ainda um tanto isolada dos grandes centros e ainda atrasada do ponto de vista artístico-cultural, abriu nos fundos do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) — então chamado Museu de Arte Moderna — um curso, frequentado por nomes hoje importantes nas artes.

(Foto: Reprodução)

O peixe, figura sempre presente em sua arte, é uma homenagem ao mar que lhe dava o alimento que tantas vezes lhe faltou.

Continua depois da publicidade

A arte em Santa Catarina tem dois tempos, um antes e outro depois de Pléticos. Foi o poeta e artista Rodrigo de Haro quem disse.