O médico anestesiologista Renato Almeida Couto de Castro morreu aos 67 anos, na madrugada desta terça-feira, em Joinville. Ele foi por mais de uma vez diretor do Hospital Municipal São José e do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. Renato vinha lutando contra complicações de saúde desde o fim do ano passado, quando precisou ficar internado por três meses. Renato voltou a ser internado há duas semanas.
Continua depois da publicidade
Amigos prestam homenagem ao médico
O médico deixa dois filhos, o advogado Renato Júnior e a médica veterinária Adriana, e a esposa Margarida. O velório acontece a partir das 14 horas desta terça-feira, na segunda Capela Borba Gato. O sepultamento está marcado para as 9h30 desta quarta-feira.
Natural de Salvador, na Bahia, Renato Castro se formou pela Universidade Católica de Salvador, em 1974, e fez especialização em anestesiologia pelo Hospital de Clínicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Chegou a Joinville em 1980, sendo o criador e coordenador do Serviço de Anestesiologia de Joinville, virando referência nacional na área.
Mesmo atuando no gerenciamento de importantes unidades de saúde, Renato Castro nunca deixou o centro cirúrgico, de acordo com o colega de profissão Jurandir Coan Turazzi. Em 2001, presidiu a Sociedade Brasileira de Anestesiologia e, em 2002, o Congresso Brasileiro de Anestesiologia, realizado em Joinville.
Continua depois da publicidade
Sua última atuação em gestão foi como coordenador regional de hospitais, cargo que deixou em 2014. Em 2011, ele recebeu o título de cidadão honorário pela Câmara de Vereadores de Joinville. Ele também era membro da Academia Catarinense de Medicina.