Morreu no sábado (15), Dia dos Professores, Raquel S.Thiago, historiadora e escritora de Joinville. Raquel tinha 82 anos e foi uma das fundadoras do Laboratório de História Oral (LHO) da Univille, em 1982. A causa e o local da morte não foram informados pela família.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Além dos 40 anos dedicados à docência, a professora atuou também em setores culturais do município, empenhou-se na escrita da historiografia catarinense e publicou diversos artigos e crônicas no jornal A Notícia.
— Era uma pessoa que acreditava muito na imprensa escrita. Do meu ponto de vista, muito dos debates políticos e culturais que passaram por Joinville nos anos 1980, 1990 e 2000 tinham o jornal como meio de principal relevância para os debates intelectuais de Joinville, e ela sempre esteve no meio — ressalta Maikon Jean Duarte, professor de história e ex-aluno de Raquel.
Por nota, o LHO a a instituição de ensino lamentou o falecimento de Raquel e destacou seus “numerosos projetos de ensino”, pesquisa e extensão, principalmente no campo de metodologia da História Oral.
Continua depois da publicidade
“Expressamos nosso mais profundo pesar e esperamos que a profa. Raquel tenha tido uma partida serena e em paz. Votos de solidariedade à família por parte do curso de História da Univille”, termina o texto.
A professora Marta Regina Heinzelmann foi aluna e amiga pessoal de Raquel e reforça o papel importante que a profissional teve na organização do LHO, sua contribuição para a cultura e historiografia de Santa Catarina.
— Ela esteve presente em momentos importantes da vida cultural de Joinville. Foi uma colega de trabalho sempre disposta a parcerias, esmerada com a pesquisa histórica — reconhece Marta.
Despedida
Conforme informações divulgadas pela família, Raquel está sendo velada na Funerária São Jorge, na Rua Porto União, no bairro Anita Garibaldi, em Joinville. A cerimônia segue até às 16h deste domingo (16) e, em seguida, o corpo será cremado.
Continua depois da publicidade
Leia também
Mulher que descobriu sepultamento aleatório no jazigo da família em SC será indenizada
“Sou eu de novo”: conheça o entalhador catarinense sucesso nas redes sociais
Rotatórias viram opção em Joinville para tentar enfrentar “gargalos”