O professor Vilmar Tomio, 60 anos, morreu nesta madrugada em Curitiba (PR) vítima de câncer e infecção intestinal. Ele estava internado no Hospital Vita há uma semana, onde lutava contra a doença. O corpo do mestre aposentado da Furb desde 2009 está sendo velado na Capela Mortuária do Cemitério São José, em Blumenau e a cerimônia de cremação acontecerá na sexta-feira, às 10h.

Continua depois da publicidade

Tomio trabalhou no Departamento de Administração por 27 anos. Era graduado em Administração pela Furb, onde também concluiu especialização em Economia Industrial e Mestrado em Administração de Negócios. Lecionou inúmeras disciplinas, como Introdução à Economia e Estatística Econômica e coordenou várias pesquisas mercadológicas e eleitorais.

Era uma figura pública. Como diretor executivo da Ideco Pesquisas, realizava análises estatísticas de mercado e político-partidárias na imprensa local. Um dos seus últimos trabalhos conhecidos foi a pesquisa em que o eleitor se colocou contra o aumento no número de vereadores em Blumenau, em maio deste ano. Tomio era casado, pai de dois filhos e avô. No Facebook, o reitor da Furb, João Natel, lamentou a morte do profissional:

“Vilmar Tomio. Um grande homem! Reuniu generosidade, humildade, discernimento, inteligência e respeito. Guardo com carinho a pessoa e a referência que é. Hoje, infelizmente nos deixou. Nosso carinho e conforto à família, aos irmãos, em especial aos filhos e à querida e dedicada Christa.”

Continua depois da publicidade