Morreu na manhã desta quinta-feira, 27 de julho, o maestro Pedro Bittencourt, ex-maestro da Banda Treml, ex-presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul e autor do hino de São Bento do Sul. Ele tinha 75 anos. Pedro foi o responsável pela letra e pela melodia do hino de São Bento, cidade que ele escolheu para viver, já que era natural de Pedras Grandes.
Continua depois da publicidade
Convidado para ajudar em um ensaio da Banda Treml em 1994 e foi contratado como maestro da banda centenária, a mais tradicional de São Bento do Sul, ficando à frente do grupo até dezembro de 2012.
Pedro foi o responsável pela renovação da banda: por determinação dele, mulheres e músicos mais jovens puderam integrar o grupo, até então formado apenas por homens mais velhos. Por ter formação técnica da música — ele foi o único maestro em mais de 100 anos da Banda Treml que não era integrante dela antes de assumir a batuta — incluiu clássicos no repertório. Além disso, em sua época, começou a acontecer introdução comentada antes das apresentações, garantindo a formação de plateia.
Continua depois da publicidade
O velório está ocorrendo na Capela Leier e o enterro será às 10 horas desta sexta-feira, 28 de julho, no cemitério municipal de São Bento do Sul.