Morreu aos 74 anos na noite deste sábado (3) o Pe. José Artulino Besen, membro da Academia Catarinense de Letras (ACL). A morte foi confirmada pela Arquidiocese de Florianópolis. O padre ocupava a cadeira 13 da academia desde 1982.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O velório ocorreu neste domingo, na Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Carlos, cidade onde ele nasceu. Ele foi sepultado no jardim anexo à igreja, “onde descansam outros padres e filhos ilustres da cidade”, diz a nota.
Nascido em 17 de setembro de 1949, o padre começou a formação presbiteral no Seminário Menor Metropolitano de Azambuja, em Brusque. Ele realizou estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma e foi ordenado presbítero da Arquidiocese de Florianópolis em 1976.
Durante sua trajetória, exerceu o ministério pastoral em diferentes paróquias de Florianópolis, além de Itajaí e São José.
Continua depois da publicidade
Ele foi professor de História das Religiões, da América Latina e Antropologia Religiosa na UNIFEBE, em Brusque, e também da História da Igreja no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC).
Além de ser membro da Academia Catarinense de Letras, o Pe. José Artulino Besen era sócio emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina desde 1982. Ele dedicava-se à pesquisa de História da Igreja na América Latina e no Brasil e publicou uma coleção de biografias de Santos, um volume de História da Igreja, e outro de História da Igreja no Brasil.
Entre as últimas publicações estão História de Nossa Senhora do Desterro (1713-2013), História de Bispos em Santa Catarina (2014) e História de Padres em Santa Catarina (2015).
Leia também
Bebê de três meses morre misteriosamente em Balneário Camboriú