Morreu nesta madrugada o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva, aos 66 anos. O secretário teve um infarto em sua casa em Jurerê Internacional, em Florianópolis, às 4h30 deste domingo. Ele chegou a ser atendido por uma equipe do Samu, mas não resistiu.

Continua depois da publicidade

O velório estava marcado para acontecer às 11h no Centro Administrativo do Estado, na Capital, porém o horário foi alterado para as 13h. O corpo será cremado às 10h desta segunda-feira em Balneário Camboriú.

Quem deve assumir temporariamente a pasta, seguindo o protocolo, é o secretário adjunto da pasta, Eleudemar Ferreira Rodrigues.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, lamentou a perda do secretário no portal do Estado e decretou luto oficial de três dias:

Continua depois da publicidade

“Foi um grande amigo. Uma pessoa do mais alto nível e um médico que se dedicou à carreira pública, servindo e atendendo as pessoas tanto em nível municipal, estadual e até nacional, com papel protagônico no SUS.”

Trajetória marcada por importantes cargos

João José Cândido da Silva assumiu a Secretaria de Estado da Assistência Social em abril de 2012, quando deixou seu cargo na secretaria municipal de Saúde da Capital. Anteriormente, ele foi titular da Secretaria de Estado de Saúde.

Nascido em Blumenau em 1948, ele era formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde lecionou durante 38 anos.

Continua depois da publicidade

Trabalhou em Brasília durante 13 anos nas décadas de 1980 e 1990. Em 1991, atuou na Secretaria Executiva, exercendo o cargo interino de Ministro da Saúde e outros cargos de secretário nacional na Saúde. Além disso, foi Chefe de Gabinete do Ministério da Previdência e foi 2º Secretário Nacional de Assistência Social do País em 1998.

No Ministério da Educação, foi chefe da Assessoria Especial de Ciências da Saúde e coordenador dos Hospitais Universitários. Representou tanto o MEC quanto o Ministério da Saúde no Conselho Federal de Entorpecentes (Confen).

De volta ao Estado, foi titular da Secretaria de Estado da Saúde até 2002 e, posteriormente, assumiu a secretaria municipal de Saúde da Capital, onde permaneceu até março de 2012.

Continua depois da publicidade