O poeta irlandês Seamus Heaney, que em 1995 recebeu o prêmio Nobel de Literatura, faleceu aos 74 anos, anunciaram nesta sexta-feira fontes ligadas à família.
Continua depois da publicidade
Heaney escreveu, entre outros livros, District and Circle e Station Island. Sua última coletânea de poemas, Human chain, foi lançada em 2010.
Ao anunciar o prêmio em 1995, o comitê do Nobel elogiou as “obras de beleza lírica e profunda ética que exaltam os milagres cotidianos e o passado vivo”.
Seamus Heaney nasceu em 13 de abril de 1939 em uma família católica de County Derry, na Irlanda do Norte. Seu pai era fazendeiro e sua mãe procedia de uma família de funcionários têxteis. Mais velho de nove irmãos, Heaney publicou o primeiro livro, Eleven Poems (Onze poemas) em 1965, ano em que casou com Marie Devlin, uma escritora a quem dedicou alguns de seus melhores poemas e com quem teve dois filhos e uma filha.
Heaney, considerado o poeta irlandês mais importante desde William Butler Yeats, foi professor de poesia na prestigiosa universidade britânica de Oxford entre 1989 e 1994. A família publicará em breve um comunicado com informações sobre a morte do poeta.
Continua depois da publicidade