Morreu na noite de terça-feira (16) o filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, aos 94 anos. Referência mundial em lógica, ele passou pelas principais universidades do país e foi professor visitante da UFSC. Em 2010, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela universidade.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Chamado de “pensador da contradição”, Newton da Costa era conhecido principalmente pela formulação da lógica paraconsistente, um tipo de lógica que difere da lógica clássica. Seus estudos questionam o princípio da não-contradição, que afirmava que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo.
O filósofo mostrou que é possível criar sistemas lógicos que aceitem contradições sem se tornarem triviais, ou seja, sem que o verdadeiro e o falso se tornem indistinguíveis dentro deles. Seus estudos foram aplicados a vários campos, como computação, economia, direito e física moderna, propondo a intersecção de estudos aparentemente contraditórios, como a mecânica quântica e a teoria da relatividade.
Quem era Newton da Costa
Nascido em Curitiba, Newton da Costa tinha três graduações pela Universidade Federal do Paraná: em 1952 formou-se em Engenharia Civil, e em 1955 e 1956 obteve o bacharelado e licenciatura em Matemática. Ele lecionou na UFPR, na Unicamp e na USP, e também foi professor visitante em instituições da Austrália, França, Estados Unidos, Polônia, Itália, Argentina, México e Peru. Seus trabalhos foram divulgados em mais de 250 obras.
Continua depois da publicidade
Após a aposentadoria, Newton se mudou para Santa Catarina para ficar mais perto de dois dos seus três filhos, que viviam em Florianópolis. Em 2014, recebeu títulos da Comenda do Legislativo Catarinense.
Em nota, a UFSC apontou que o professor será lembrado com admiração por ex-alunos, ex-orientandos e ex-colegas. “A Universidade e sua comunidade, em luto, presta suas homenagens ao professor e solidariza-se com sua família e seus amigos”, diz o texto.
A cerimônia de despedida ocorreu a partir das 14h30 desta quarta-feira (17), no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. Newton da Costa deixa três filhos, além de netas.
Leia também
Dia da Arte: desenhos de Domingos Fossari relembram Florianópolis no início do século 20
IBGE começa a vender mapa-múndi com Brasil no centro do mundo
Recifes brasileiros vivem “tragédia ambiental” com nova onda de branqueamento de corais