O escritor Jair Francisco Hamms morreu na madrugada desta quarta-feira no Hospital de Caridade, em Florianópolis. Ele estava internado havia 26 dias, por conta de problemas cardíacos.

Continua depois da publicidade

Jair tinha 77 anos e ocupava a cadeira 25 da Academia Catarinense de Letras. O sepultamento será às 17h30min no Cemitério Jardim da Paz.

Jair Hamms era escritor, jornalista, publicitário e advogado e durante muitos anos foi professor de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Na UFSC também exerceu diversas funções administrativas, entre elas a de Chefe de Gabinete do Reitor e de Diretor de Intercâmbio e Extensão Cultural.

Apaixonado pelas palavras e profundo conhecedor dos regionalismos catarinenses, Jair Francisco Hamms foi colaborador assíduo de Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira quando da elaboração do Grande Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. O seu fascínio pelas palavras inspirou algumas das mais bem-humoradas páginas do conto e da crônica catarineses, como, por exemplo, Guerra aos Sinônimos, Outrossim e o seu conto mais famoso no momento, A Sobrinha da Senhora Dodsworth, inspiração do premiado curta-metragem Alumbramentos.

Continua depois da publicidade