O cinema e a TV de Joinville perderam um importante membro neste sábado, 4 de julho: o diretor e produtor audiovisual Henrique Tobal Neto, que teve forte atuação nestas áreas e deixou importantes trabalhos para a cidade nos últimos anos.

Continua depois da publicidade

Entre seus trabalhos está o documentário Do Cais ao Mercado, lançado em 2010. O filme fala sobre o Mercado Público de Joinville e vai além das histórias que corriam pelo prédio, já que ali era o local onde chegavam e saíam embarcações, trazendo ou levando produtos comerciais. O filme de Tobal registrou 100 anos de história de um dos lugares mais icônicos de Joinville, a partir de 1870, promovendo o resgate da memória cultural e da preservação do prédio.

Tobal ainda foi o responsável pelo Projeto Curta nos Bairros, quando realizou oficinas e coordenou a produção de filmes produzidos por jovens de áreas periféricas da cidade, como Paranaguamirim, Adhemar Garcia, Parque Joinville e Jardim Paraíso.

Homenagem: acompanhe o blog Obituário

Além de protagonizar trabalhos importantes para Joinville, ele sempre esteve envolvido com outros projetos de audiovisual, atuando em diversas áreas dentro do audiovisual. Nos últimos anos, foi um dos fundadores e trabalhou até os últimos dias na TV Babitonga.

Continua depois da publicidade

A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório ocorrerá neste domingo, na Capela Mortuária da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (rua Albano Schmidt, 1885, Boa Vista), entre as 13:30 e 18 horas. Na segunda-feira, haverá mais uma cerimônia de despedida, desta vez no Crematório Vaticano, às 10 horas, em Balneário Camboriú.