Faleceu no início da tarde desta segunda-feira, aos 88 anos de idade, no Hospital Baia Sul, o desembargador, advogado e professor Aluízio Blasi, um dos fundadores da Universidade Federal de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Com destacada atuação na federalização da Faculdade de Direito, foi o braço direito do reitor João David Ferreira Lima, que liderou o processo de criação da UFSC, sendo seu primeiro reitor.

Blasi destacou-se em todos os atos constitutivos na instalação da UFSC, a partir de sua criação em 1960, todos os processos de inauguração oficial em 1962 e as providências que a transformaram em modelo de administração universitária no Brasil e na América Latina.

Dedicado também à advocacia, juntamente com seu irmão, o falecido professor Paulo Henrique Blasi, conquistou o respeito da maioria dos advogados, sendo eleito presidente do Conselho Estadual da OAB.

Foi nomeado depois desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ocupando vaga pelo critério do quinto constitucional.

Era uma liderança humana e excepcional. Mantinha uma legião de amigos e admiradores, pela forma simples da convivência, o fraterno relacionamento, o respeito por todos os semelhantes e, sobretudo, a valorização do mérito, em especial dos jovens.

Continua depois da publicidade

O falecido era tio do desembargador e ex-deputado estadual João Henrique Blasi.

Preso que fugiu de hospital de Florianópolis é assaltante de alta periculosidade